Descobrimos esta receita por acaso, publicada no site do jornal Folha de São Paulo, na seção “empreendedor social”(veja aqui o link), mas percebemos imediatamente que realmente era uma deliciosa receita, isso graças a sua combinação ingredientes, como a quinua, as nozes, o brócolis, o alho poró, damasco,… enfim, e que valia a pena ser testada em nossa cozinha!

Criada pela chef Marta Tatini como uma alternativa vegana para a ceia de Natal, ou para as festas de fim de ano, a receita é rica em ômega 3, que é antioxidante, além de ter muita proteína, já que a quinua é riquíssima em proteínas e aminoácidos. A noz, é rica em ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina, um aminoácido. Isso claro, além das diversas outras funções dos demais ingredientes(descubra mais em nosso glossário).

Vamos listar abaixo nossa versão da receita, mas, caso você queira fazer a original, está também disponível no site da Folha, clique aqui.

Ingredientes
1 xícara de quinua orgânica
2 cebolas cortadas em quadradinhos
1 alho-poró em fatias bem finas
1 maço de brócolis cozidos no vapor
1 xícara de nozes para fazer o leite
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
50 g de damascos fatiados
Sal marinho

Preparando o leite de nozes
Coloque a xícara de nozes com 3 xícaras de água em um liquidificador e bata tudo até que a mistura fique leitosa. Coe a mistura utilizando um pano, separando o leite do “creme”. Reserve ambos.

Preparando o “creme” de nozes
Pegue a parte coada dos nozes batidos, acrescente um pouco de azeite, sal e pimenta preta. Misture tudo e guarde. Este creme será usado para colocar sobre o risoto, ao servir.

Preparando o risoto
Refogue em fogo baixo a cebola e o alho poró no azeite, e depois de 5 minutos acrescente a quinua, mexendo por mais 2 minutos. Acrescente água até cobrir a mistura, tampe a panela e deixe cozinhar até que a água evapore completamente. Reserve.

Corte os “floretes” do brócolis deixando-os bem picados(parecendo um arroz) e então misture-os ao damasco fatiado e ao leite de nozes. logo após, leve esta mistura à panela da quinua, misture tudo e deixe cozinhando em fogo baixo até que o leite de nozes evapore. Desligue o fogo, acrescente o sal e a pimenta preta.

Finalizando e servindo
Sirva o risoto de quinua com o creme por cima. Você pode também enfeitar esta receita com alguns damascos fatiados e também com alguns tomatinhos cereja temperados com alho, azeite, limão e sal, como nós fizemos.

Bom apetite!

Leave a Reply