Penne Integral com pesto de manjericão

Este final de ano está sendo a época do festival do molho pesto em nossa cozinha. Desde que descobrimos o pesto de rúcula(veja a receita aqui), resolvemos testar diversos pratos criando novos pestos.

Do pesto de rúcula, vamos hoje ao clássico pesto de manjericão. A região de Ligúria, uma província de Gênova, no norte da Itália, além de ser muito conhecida pelas diversas variedades e sabores do manjericão plantado em suas terras, é reconhecida também como a “criadora” do molho pesto de manjericão.

Feito em casa, o sabor do pesto de manjericão ficou incrivelmente superior àquele comprado no mercado. O frescor do manjericão é mais perceptível, assim como a qualidade do azeite e claro, do queijo parmesão e das amêndoas tem grande influência no sabor.

Ingredientes
– 200 gramas de penne integral
– 1 maço de manjericão;
– 1/2 a 1 xícara de azeite de oliva extra virgem;
– 1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
– 1/2 xícara de amêndoas ou pinoles(ideal);
– 3 ou 4 dentes de alho;
– sal e pimenta à gosto.

Como preparar o molho pesto
Assim como fizemos no pesto de rúcula, coloque todos os ingredientes — exceto o queijo parmesão ralado — no liquidificador e bata em velocidade baixa(para não aquecer demais o azeite e queimar o manjericão)até que a mistura se torne homogênea. Acrescente mais azeite caso seja necessário melhorar a consistência.

Retire a mistura do liquidificador, acrescente o queijo parmesão e utilize uma colher para misturar.

Como preparar Penne Integral
Ferva 1 litro de água em uma panela, acrescente um fio de azeite, 1 colher de chá de sal e por fim acrescente o penne, por aproximadamente 10 minutos(veja especificações na embalagem). Depois de cozinhar, escoe a água e misture o pesto de manjericão e sirva.

Bom apetite!

Please Login to Comment.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo