Benefícios do Alho

Além de ser um dos ingredientes mais saborosos e indispensáveis em nossa cozinha, o alho possui tantas propriedades benéficas aos seres humanos que fica até difícil de acreditar.

Para que se aproveite todos os benefícios do alho, a melhor forma de consumi-lo é ingerindo este cru. De acordo com estudos, o ideal é triturar, esmagar ou picar o alho e deixar 10 minutos em repouso antes do preparo. Esse é o tempo ideal para permitir a conversão da aliina em alicina, composto presente no alho que traz diversos benefícios.

Pode parecer dificil usar o alho cru na cozinha, mas não é. Ele fica muito bem cru e esmagado em uma salada de tomates, ou mesmo batido em uma maionese com ervas, em uma salada de batatas com azeite, ou, um Rabanete ao Aïoli(Veja nossa receita aqui). Enfim, use a criatividade e usufrua dos benefícios do alho!

Veja abaixo os 10 benefícios do alho

1. O alho ajuda a reduzir a pressão arterial, pois estimula a produção de ácido sulfídrico, que melhora o fluxo de sangue no organismo relaxando os vasos sanguíneos e artérias.

2. O alho previne inflamações, eliminando resíduos e bactérias ruins do aparelho digestivo, porém mantendo aquelas que nos são saudáveis. Desta forma, também facilita o funcionamento do aparelho digestivo.

3. Estudos recentes mostram que o consumo regular de alho ajuda a prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer, principalmente aqueles que afetam o sistema digestivo, pois é um excelente antibactericida e desta forma bloqueia a formação de substâncias cancerígenas.

4. A alicina, que é um dos principais componentes do alho, é um antibiótico natural que funciona eliminando justamente as bactérias nocivas, e como já foi dito, sem causar dano àquelas que nos faz bem.

5. O alho ajuda a eliminar e expectorar as secreções no caso de bronquite, tuberculose, além de diminuir a tosse.

6. O uso regular do alho aumenta a longevidade, reduz os riscos de infarto, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, e como foi dito, o câncer.

7. O alho alivia dores musculares e articulares como reumatismo, gota, entre outras.

8. Reduz o cansaço, é indicado contra dores de cabeça, insônias e nevralgias.

9. Ajuda no controle da glicose e com isso auxilia no controle da diabetes.

10. E finalmente: é o ingrediente perfeito na cozinha: saudável e saboroso!

» Clique aqui e veja todas as receitas publicadas em nosso site onde utilizamos o alho.

Conhece mais benefícios do alho? Escreva para nós.