Diz a lenda que um simples deslize resultou neste, que é um dos mais tradicionais doces franceses.

Por volta de 1950, um aprendiz chocolatier teria colocado creme de leite fervido indevidamente sobre o chocolate ao qual preparava. Foi chamado imediatamente de “ganache”, ou algo como “estúpido” em português, pelo seu mestre chocolatier. De qualquer forma a mistura não foi jogada fora e o rude mestre foi obrigado a assumir que o doce, mesmo que resultante de um erro, estava delicioso.

Aprendi esta deliciosa receita saudável e vegana de Ganache, em um curso(o qual indico aos interessados em gastronomia em geral – mesmo aos não vegetarianos ou veganos) de gastronomia vegetariana que fiz no Senac, em Jundiaí, com o professor e chef de cozinha Jaderson Coimbra(inclusive foi o próprio que contou a história do ganache, entre outras ótimas curiosidades sobre os alimentos).

Esta receita de Ganache é elaborada com abacate e é totalmente vegana, uma variação da receita de original que utiliza creme de leite.

Ganache vegano

O resultado, como já da para perceber pelas fotos, ficou incrível. Além da consistência perfeita, o sabor do chocolate se destaca e o abacate não interfere no sabor, pois no final das contas serve mesmo é para dar a consistência ideal ao doce.

Ingredientes
• 2 abacates bem maduros
• 100 gramas de açúcar mascavo(na minha conversão deu aproximadamente 70% de uma xícara)
• 100 gramas de chocolate em pó(aquele do “padre” – na conversão, aproximadamente 90% de uma xícara)
• 10 ml de baunilha(convertidos, 3 colheres de chá)
• água, se necessário(neste caso não foi necessário, mas estou mantendo a receita original)

Como Preparar
Leve todos os ingredientes ao liquidifcador e bata até formar um creme liso e homogêneo. Deixe gelar e sirva polvilhado com canela ou chocolate em pó.

Rendimento: 4 ou 5 porções

Bom apetite, ou ao estilo francês, Bon appetit!

Join the discussion One Comment

  • Caroline disse:

    Muito obrigada pela receita compartilhada. Eu e meu filho descobrimos uma alergia ao leite recentemente e esse mês tem aniversário em casa. Vou fazer.

Leave a Reply