Esta receita de fusilli integral mistura o bom e velho molho de tomate feito com tomates inteiros, com o sabor das ervas. Para finalizar, os aspargos, que dão um toque muito especial ao prato.

Vamos utilizar aqui o aspargo verde do tipo francês(possui talos menos grossos e uma ponta cor violeta), reconhecido pelo seu sabor e por suas propriedades nutritivas. O aspargo é a segunda melhor fonte de ácido fólico(só perde para o suco de laranja), além de ser rico em sais minerais, potássio, micronutrientes, e ainda ajuda a diminuir os riscos de doenças do coração, do fígado e câncer de cólon.

Esta receita não é difícil de fazer, porém é um pouco trabalhosa. Por isso, dividimos sua elaboração em algumas etapas. Uma sugestão para facilitar o processo é que se utilize os tomates pelados em lata, o que dá para ganhar um bom tempo no preparo, pois você não precisará descascá-los.

Ingredientes

– 250gr. de fusilli integral
– 1/2 xícara de salsinha
– 1/2 xícara de cebolinha
– 1 xícara de manjericão
– 1/2 xícara de hortelã
– 1 xícara de azeite
– 2 dentes de alho picados
– 4 dentes de alho esmagados
– 1 cebola
– 8 aspargos
– 800 gramas de tomates pelados(pode ser em lata)
– Pimenta preta moída na hora
– 1 colher de açucar
– Sal a gosto

Como Preparar

1. Os aspargos
Ferva meio litro de água em uma panela, acrescente os aspargos(já lavados — não esqueça também de eliminar uma parte de sua base, aproximadamente uns 3 cm., pois é muito fibrosa) e cozinhe por 2 minutos apenas(se passar disso eles ficarão com uma consistência mole). Em uma frigideira, acrescente uma colher de azeite aquecido, coloque metade do alho esmagado(2 dentes), e frite-os junto com os aspargos por 5 a 10 minutos, ou até que fiquem dourados. Acrescente sal e pimenta a gosto. Reserve os aspargos junto com o alho.

2. A massa
Coloque água(aproximadamente 1 litro) em uma panela e leve-a ao fogo alto, até que comece a ferver. Acrescente sal e uma colher de sopa de azeite. Despeje a massa e deixe cozinha por aproximadamente 10 minutos(ou de acordo com as instruções da embalagem). Após, desligue o fogo e escoe a água. Reserve.

3. O molho
Pique finamente a salsinha, a cebolinha e o hortelã, e corte a cebola no formato “julienne”, isto é, em tiras.

Em uma panela, aqueça o azeite em fogo baixo e acrescente a cebola cortada, mexendo sem parar até que fique dourada. Acrescente o alho picado e continue a mexer por mais 2 minutos. Adicione os tomates(se for em lata, não precisa eliminar o suco), o açucar e mexa por mais alguns minutos, tentando desmanchar os tomates com a colher. Deixe cozinhar por 30 minutos, com a panela aberta, mexendo de vez em quando para não grudar.

Desligue o fogo e acrescente o alho esmagado, a salsinha, a cebolinha, e por fim o hortelã, misturando-os ao molho.

4. Finalizando
Misture a massa ao molho, acrescente sal e a pimenta moída a gosto. Sirva, colocando os aspargos sobre cada prato.

5. Dica!
Experimente colocar sobre o prato finalizado um azeite aromatizado com ervas

» Esta receita serve quatro pessoas.

Bon appétit!

Leave a Reply