Conheça a cidade floresta que está sendo projetada na China

By abril 26th, 2019 Cultiva-te, Lifestyle & saúde

A poluição severa que afeta as grandes cidades chinesas pode estar com seus dias contados. A ideia vem do arquiteto Stefano Boeri, que projeta edifícios verdes, compostos de gigantescos jardins verticais, mas que agora quer expandir a ideia construindo sua primeira “cidade floresta”.

Boeri, que é italiano, ficou famoso por projetar na cidade de Milão o “Bosco Verticale”, arranha-céu composto por duas torres e repleto de verde. Graças ao seu reconhecimento neste projeto, foi chamado para construir na cidade de Nanjing mais duas torres, seu primeiro projeto na Ásia.

Para se ter uma ideia, este novo projeto que Boeri está desenhando para a cidade de Nanjing, terá 23 espécies de árvores e mais de 2.500 cascatas de arbustos e imagina-se que irá absorver 25 toneladas de dióxido de carbono do ar a cada ano e produzir cerca de 60 kg de oxigênio a cada dia.

__________

cidade floresta

“Duas torres em um grande ambiente urbano, tais como Nanjing é uma pequena contribuição, mas é também um exemplo. Esperamos que este modelo de arquitetura verde possa ser reproduzida, copiada e replicada.” disse Boeri.

Mas Stefano Boeri quer ir ainda mais longe e pretende construir futuramente na China uma cidade inteiramente composta de prédios verdes, sua “cidade floresta”.

Ele está desenhando um novo projeto baseado na ideia e imagina que até 2020 possamos ter a primeira cidade floresta do mundo. Stefano Boeri diz acreditar que os governantes chineses não desejam mais ter imensas e populosas megalópoles, mas sim diversas cidades verdes com até 100 mil habitantes.

cidade floresta

Cidade floresta projetada para Liuzhou

A cidade de Luizhou será provavelmente a primeira contemplada, com uma população de 1,5 milhões de habitantes e localizada em uma região bem montanhosa.

O conceito de cidade floresta é uma esperança, pois podem ajudar bastante no desenvolvimento sustentável de todo o planeta, já que os modelos estruturais atuais de cidades estão claramente decadentes.

São conglomerados com milhares(ou milhões) de pessoas vivendo em cidades que não os comportam, gerando trânsitos inimagináveis, poluições altamente tóxicas, péssima qualidade de vida, danos quase que irreparáveis ao meio ambiente e por fim diversos problemas de saúde para seus habitantes.

“Pensamos e esperamos que esta ideia florestas verticais possam ser replicadas em qualquer lugar. Eu não vejo absolutamente nenhum problema se há pessoas que estão copiando ou replicando isso. Espero que o que temos feito possa ser útil para outros tipos de experiências.” finalizou Boeri.

Referências & Imagens:
• The Guardian UK: “’Forest cities’: the radical plan to save China from air pollution”
• Stefano Boeri Architetti: “Forest City”

Leave a Reply