O prato de hoje foi feito baseado em uma receita muito interessante, que adaptamos do ótimo livro chamado “Sabor e Saúde – As melhores receitas vegetarianas do Templo Zu Lai“, da chef Jasmine Chen. Além de diversas receitas, o livro ainda dá dicas de produtos e temperos diferenciados, além de nos passar um pouco do que é a filosofia budista.

Ingredientes da berinjela recheada com champignons
– 2 berinjelas de tamanho médio
– 3 colheres de sopa de manteiga
– 1 tablete de caldo de legumes esmagado
– 200 gramas de champignons
– 1 copo de requeijão
– 200 gramas de creme de leite
– 200 gramas de mozarela
– 50 gramas de parmesão ralado

Como preparar: Em uma panela grande misture água e sal, corte as berinjelas na diagonal e mergulhe-as nesta panela por alguns minutos. Retire as berinjelas e com uma colher tire o miolo das mesmas(e reserve), deixando mais ou menos 1 centímetro de bordas. Coloque novamente a parte externa das berinjelas na água com sal e pique o miolo retirado em pequenos pedaços. Aqueça uma outra panela com óleo e refogue a berinjela picada em fogo baixo, acrescentando depois de alguns minutos os cogumelos, 2 colheres de manteiga e o caldo de legumes esmagado. Mexa por mais alguns minutos e depois acrescente o creme de leite, o requeijão e a mozarela picada em pedaços, sempre mexendo, até que a mozarela derreta e se misture por completo. Desligue o fogo e reserve. Finalmente, retire a parte externa das berinjelas da água com sal, coloque-as numa assadeira untada com 1 colher de manteiga com o vão para cima, e complete com o recheio de champignons e por cima coloque o parmesão ralado para gratinar. Leve ao forno por mais 10 a 15 minutos. A berinjela está pronta.

Ingredientes do shitake
– 8 shitakes grandes desidratados
– sumo de 1 limão
– 100 gramas de mozarela picada
– 100 gramas de requeijão
– 50 gramas de gorgonzola
– Meia xícara de creme de leite
– Orégano

Como preparar: Hidrate os shitakes em uma panela com água, sal, suco de limão em fogo brando, por mais ou menos 25 minutos. Escorra a água e retire com uma faca os caules dos shitakes e reserve. Em uma outra panela, misture todos os queijos junto com o creme de leite e aqueça em fogo brando até que os queijos derretam e adquiram uma consistência cremosa. Coloque os shitakes em uma assadeira, com o vão para cima e preencha com o queijo cremoso cada um deles. Ao final, polvilhe com orégano e leve ao forno por 15 minutos. O shitake recheado está pronto.

Ao final, é só servir a berinjela e os shitakes juntos.
Rende 4 porções e o sabor é ótimo!

Leave a Reply