Batatas assadas com alecrim, alho e aceto balsâmico

Embora um pouco demorada(um pouco mais de 1 hora para ficar pronta), esta é uma receita vegana muito fácil e que resulta em um acompanhamento delicioso, principalmente para o período de festas. Afinal, quem não gosta de batatas?

Batatas assadas com alecrim

O diferencial deste prato está no Aceto Balsâmico, no Brasil conhecido como vinagre balsâmico, que de vinagre não tem quase nada. O Aceto Balsâmico é na verdade o resultado de uma redução, ou cozimento, do suco das uvas brancas “trebbiano”. O processo é muito parecido com o utilizado nas vinícolas, sendo o vinagre mantido em tonéis de madeira fina por até 25 anos, tornando-se doce, viscoso e muito concentrado ao longo deste período. É de origem controlada e produzido exclusivamente na Europa, porém é muito comum nos supermercados do Brasil. Veja abaixo a receita.

Ingredientes

– 1 quilo de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios;
– 6 a 8 dentes de alho inteiros(sem descascar);
– 3 dentes de alho descascados;
– azeite;
– Aceto/Vinagre balsâmico;
– 2 ou 3 ramos de alecrim(ideal – ou um saquinho de alecrim desidratado);
– Sal;
– Pimenta do reino moída;

Como Preparar

Ferva 1 litro de água e coloque as batatas para cozinhar por 20 minutos. Unte com azeite um recipiente próprio para ir ao forno e espalhe as batatas sobre o mesmo. Jogue o sal, a pimenta do reino, as folhas dos ramos do alecrim sobre as batatas e por fim acrescente os dentes de alho(inteiros). Pré-aqueça o forno em uma temperatura de 180 graus(temperatura baixa), depois coloque o recipiente com as batatas por meia hora.

Após este período, retire as batatas do forno e vire cada uma delas utilizando um garfo. Jogue um pouco mais de azeite sobre elas, o alho picado, mais um pouco de sal e pimenta do reino. Finalize acrescentando várias gotas de vinagre balsâmico sobre cada batata. Volte o recipiente ao forno por mais meia hora.
Está pronto, é só servir!

Join the discussion 2 Comments