Creme de Aspargos com Cogumelos Paris

Esta receita é especial para aqueles dias muito frios(como hoje), um creme de aspargos e cogumelos que combinado com um bom vinho vai aquecer muito bem seu jantar(ou almoço) e ainda trazer uma deliciosa sensação de conforto.

Além de delicioso e muito utilizado na culinária francesa, o creme de aspargos é ainda extremamente nutritivo, rico em ácido fólico, magnésio, manganês, betacaroteno, fósforo, além de fibras e das vitaminas B, C e K. É ainda um ótimo anti-inflamatório, diurético, possui antioxidantes e ainda previne alguns tipos de câncer, justamente por prevenir inflamações crônicas e oxidação das células do corpo. Possui ainda o folato, que é essencial para um sistema cardiovascular saudável.

interna

O cogumelo paris(ou champignon de Paris) é essencial para quem segue dietas vegetarianas ou veganas, pois possui diversas propriedades essenciais para o funcionamento do organismo, como proteínas, ferro, cobre, zinco, cálcio, aminoácidos e vitamina C.

Ingredientes:
• 450 gramas de aspargos
• 200 gramas de cogumelos paris frescos
• 1/2 kg de batata
• 5 dentes de alho(2 picados e 3 esmagados)
• Pimenta preta moída na hora
• 1 balde pequeno ou bacia com gelo e 1 litro de água
• Azeite extra-virgem
• 100 gramas de queijo parmesão(melhor se ralado na hora)
• Noz Moscada
• Sal Marinho

Como Preparar
Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água fervente até que fiquem macias.

Limpe os aspargos, deixando-os de molho em uma substância apropriada para limpar vegetais. Depois enxágue e remova(corte com uma faca ou quebre utilizando as mãos) suas extremidades inferiores(mais ou menos uns 4 cm. da base).

Em um recipiente estreito e longo(pode ser uma leiteira), coloque 1 litro de água para ferver e adicione-os com as pontas para cima. Deixe ferver por 4 minutos, depois vire-os(deixando as pontas para baixo), deixando ferver por mais 2 minutos. Desligue o fogo e coloque imediatamente os aspargos no balde ou bacia com água e gelo, para que se interrompa completamente o cozimento. Lembre-se de não jogar fora a água do cozimento dos aspargos, que será ainda utilizada na receita.

Limpe os cogumelos com uma toalha ou papel, removendo ou cortando uma boa porção de seu “caule”. Corte-os na metade, ou em três ou quatro partes(vai depender do tamanho do cogumelo, quanto maior ele for, cortar em mais pedaços). Aqueça uma frigideira em fogo baixo, coloque duas colheres de sopa de azeite extra-virgem, o alho esmagado e mexa até que fique dourado. Logo em seguida coloque os cogumelos e frite ainda em fogo baixo até que estes eliminem toda sua água e comecem também a ficar com uma coloração dourada(aproximadamente 10 a 15 minutos).

Enquanto isso, escoe a água com gelo dos aspargos e corte cada um deles pela metade, separando aqueles que estão com as pontas, daqueles que fazem parte da haste(base). Para os primeiros(as pontas), corte-os em 3 ou 4 pedaços menores, colocando-os na mesma frigideira dos cogumelos, fritando-os por mais 5 minutos, ou até que os cogumelos já estejam no ponto(dourados).

Para os aspargos que sobraram, coloque-os em um liquidificador, junto com os alhos restantes, as batatas e a água do cozimento dos aspargos. Bata tudo até que que a mistura fique homogênea. Reserve.

Finalizando seu creme de aspargos com cogumelos

Aqueça uma panela grande em fogo baixo, onde misturaremos todos os ingredientes e onde finalizaremos o creme.

Coloque primeiro a mistura que foi batida no liquidificador, logo em seguida os aspargos juntamente com os cogumelos que estavam na frigideira. Mexa bem, acrescente a pimenta moída na hora, um pouco(bem pouco) de noz-moscada(não abuse muito para não predominar no sabor do prato) e sal. Deixe aquecer por uns 10 a 15 minutos, para que o sabor dos cogumelos e dos temperos possam integrar o creme de aspargos.

Sirva com o queijo parmesão ralado na hora, e caso queira, incremente seu creme com uma deliciosa redução de balsâmico(veja aqui como preparar).

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo