Strogonoff de Soja com arroz preto e branco com sementes de chia, acompanhando pimenta cambuci com queijo de cabra

Este é um um ótimo prato criado com receitas simples e fáceis de fazer.

De qualquer forma, como a combinação é grande(strogonoff de soja, arroz preto com erva-doce, arroz branco com cenoura e chia, pimenta cambuci recheada com queijo de cabra), vamos ensinar abaixo a receita separada de cada um desses elementos.

A grande novidade é a semente de chia. Ela é a nova moda saudável da culinária, outro um produto “milenar” oriundo das Américas, assim como a também “mágica” quinua, porém os nutricionistas dizem que tem grandes quantidades de ômega-3, cálcio, ferro, proteínas, magnésio, vitamina A, potássio, vitaminas do complexo B, manganês, antioxidantes, zinco, cobre, e alguns ainda dizem que ela ajuda a emagrecer, por manter o organismo sem fome por mais tempo.

1. Arroz com cenoura ralada e sementes de chia

Ingredientes

– 1 xícara(chá) de arroz integral
– 2 dentes de alho picado
– 1 cebola cortada em rodelas
– 1 colher de sopa de cenoura ralada
– 1 colher de sopa de sementes de chia
– 2 colheres de sopa de óleo
– 2 1/2 xícaras(chá) de agua
– Pimenta do reino
– Sal

Como preparar

Em uma panela aqueça o óleo, adicione a cebola e o alho e deixe fritar até que fiquem dourados. Adicione o arroz, a cenoura ralada e mexa até misturar bem todos os ingredientes. Adicione sal e pimenta a gosto. Logo em seguida adicione a água, tampe a panela e deixe cozinhar até que toda a água evapore. Quando tudo terminar, sirva e individualmente coloque uma colher de sopa de chia sobre o arroz.

2. Strogonoff de soja

Ingredientes

– Duas xícaras de chá cheias de proteína de soja PVT
– 2 dentes de alho picado
– 1 cebola picada
– 2 colheres de chá de molho shoyo
– 2 colheres de chá de molho inglês(*atenção)
– 2 unidades(200g cada) de creme de leite de soja
– Meia xícara de conhaque
– 1 colher de mostarda
– 1/2 xícara de ketchup
– Pimenta
– Sal

Como preparar

Ferva um litro de água e adicione a soja para hidratar, deixe cozinhar por 10 minutos. Retire a soja da água e lave em agua corrente para resfriá-la. Logo após esprema a soja uma à uma, e com uma faca divida cada uma em duas partes. Em outra panela aqueça o óleo, adicione a cebola e o alho e deixe fritar até que fiquem dourados. Adicione a soja e frite por 10 minutos, sempre mexendo para que não grude no fundo da panela. Acrescente o shoyo e continue a fritar por mais 5 minutos. Com muito cuidado, utilize o conhaque para flambar a soja, jogando a xícara sobre a panela, utilizando um pedaço de papel em chamas para acendê-la. Deixe-a queimar até o fim, mantendo sempre distância da panela. Adicione o molho inglês, a mostarda e o ketchup, e mexa por mais 5 minutos. Por fim, acrescente o creme de leite de soja, mexendo por mais 5 minutos. Sirva em seguida.

3. Arroz preto com erva-doce

Ingredientes

– 1 xícara(chá) de arroz preto
– 2 dentes de alho picado
– 1 cebola cortada em rodelas
– 1 colher de chá de erva-doce
– 2 colheres de sopa de óleo
– 2 1/2 xícaras(chá) de agua
– 1/2 colher de chá de cominho
– Pimenta do reino
– Sal

Como preparar

Em uma panela aqueça o óleo, adicione a cebola e o alho e deixe fritar até que fiquem dourados. Adicione o arroz, o cominho, a erva-doce e mexa até misturar bem todos os ingredientes. Adicione sal e pimenta a gosto. Logo em seguida adicione a água, tampe a panela e deixe cozinhar até que toda a água evapore.

4. Pimenta Cambuci recheada com queijo de cabra

Ingredientes

– 12 pimentas cambuci
– 1 unidade de queijo de cabra(aprox. 200 gramas)
– Azeite

Como preparar

Lave bem as pimentas cambuci, se possível utilize água e uma substância apropriada para lavar vegetais e deixe de molho por 15 minutos. Corte o queijo de cabra em pequenos pedaços quadrados. Retire a pimenta da substância, e uma a uma corte a “tampa”(onde tem o cabo) superior da pimenta – não jogue fora, pois será utilizado depois).

Com a ajuda de uma colher de chá, retire todas as sementes do interior da pimenta cambuci, sempre tomando o cuidado para não danificá-la. Logo após insira em cada pimenta os cubos de queijo de cabra, preenchendo todo o seu interior. Coloque em uma forma apropriada para ir ao forno, tampe cada uma das pimentas novamente com o cabo retirado(veja foto), jogue uma fina camada de azeito sobre e leve ao forno(180º) por aproximadamente meia hora. Depois disso é só servir.

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