A sopa de cebola clássica é uma criação da culinária francesa, já que as cebolas eram abundantes na Europa e assim como a batata, era por muitas vezes conhecidas como a “comida dos pobres”.

A sopa de cebola francesa está documentada desde mais ou menos 1651, por François Pierre La Varenne que descreveu uma receita que é muito próxima da nossa receita abaixo.

Os benefícios da cebola

A cebola melhora a circulação sanguínea, por conter quercetina que é um importante flavonóide. Previne a anemia, pois possui boas quantidades de fósforo, ferro, vitamina E e desta forma auxilia na regeneração dos glóbulos vermelhos.

Também é rica em vitaminas A e C e seu alto teor de enxofre ajuda no sistema respiratório, prevenindo e tratando doenças, além de ser um poderoso antioxidante e antiinflamatório. Para completar, a cebola também ajuda a controlar a pressão sanguínea, graças ao potássio, que também tem ação diurética e previne doenças do sistema nervoso, já que seu alto teor de vitamina B auxilia na transmissão dos impulsos nervosos e musculares.

Ingredientes

• 1 kg de cebolas orgânicas
• 1 xícara de farinha de trigo
• 1,5 litros de caldo de legumes orgânicos
• 2 alhos orgânicos médios esmagados
• 1 xícara de vinho jerez(Xerez ou Sherry)
• 3 colheres de azeite de oliva extravirgem orgânico
• Pimenta preta
• Sal

Modo de preparo da sopa de cebola

Corte as cebolas no estilo julienne, isto é, em fatias bem finas. Aqueça as 3 colheres de azeite em uma panela(em fogo baixo) e acrescente as cebolas. Com uma espátula mexa continuamente as cebolas por aproximadamente meia hora, ou até as cebolas estarem bem douradas.

Vale destacar que esse processo talvez seja o mais importante de toda a receita, já que quanto mais tempo as cebolas ficarem no fogo, mais vão dourar e adocicar, o que dá o sabor clássico da receita.

Após todo este período, acrescente o alho esmagado, a farinha de trigo e mexa por mais alguns minutos, até que a cebola absorva a farinha e o alho e a mistura comece a escurecer(cuidado para não queimar). Acrescente o caldo de legumes aos poucos, sempre esperando que a sopa comece a engrossar antes de adicionar mais. Mexa por mais 20 minutos e nos últimos 5 minutos acrescente o vinho jerez.

Para finalizar – se você não for vegano – pode gratinar a sopa de cebola utilizando queijo gruyere: Coloque a sopa em pequenas cumbucas sobre uma assadeira, adicione uma fatia de pão ou de torrada e polvilhe o queijo gruyere ralado na hora. Leve ao forno até o queijo derreter e gratinar.

Bom apetite!

Leave a Reply