Os possiveis perigos dos parabenos para sua saúde

By abril 26th, 2019 Cultiva-te, Lifestyle & saúde

Os parabenos são conservantes sintéticos utilizados em milhares de produtos em todo o mundo, como alimentos, medicamentos e principalmente cosméticos, como shampoos e condicionadores(adulto e infantis), maquiagens, loções, esmaltes, cremes, desodorantes, sabonetes, perfumes, etc. Esta matéria tem por objetivo mostrar quais são os possiveis perigos dos parabenos para sua saúde e como você pode(ou deve) fazer para evitá-los.

O questionamento dos perigos dos parabenos para sua saúde surgiram após algumas pesquisas mostrarem indícios do uso destes conservantes com o desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o de mama(em 2004, um estudo conduzido por oncologistas da Universidade de Reading, Inglaterra, com tecidos de mama cancerígenos, verificaram que 99% das amostras analisadas de pacientes haviam resquícios de parabenos).

__________

Uma outra pesquisa, desta vez conduzida pelo Laboratório de Saúde Pública de Tóquio, em 2002, aponta que o propilparabeno, um tipo de parabeno, pode afetar(negativamente) a fertilidade de mamíferos.

Tudo isso porque o parabeno interfere no sistema endócrino e possui atividade estrogênica quando infiltrado em nosso corpo, o que significa que ele se passa por um hormônio. Por isso é considerado um disruptor(ou desregulador) endócrino(saiba mais aqui sobre os disruptores endócrinos).

Os tipos mais comuns de parabenos são o metilparabeno, o propilparabeno, o butilparabeno e o etilparabeno. Por isso, leia atentamente o rótulo dos produtos que você costuma consumir para verificar se estes possuem ou não parabenos. A melhor forma de evitar os perigos dos parabenos é se informando e evitando produtos que o contenham.

No Brasil, existe um controle rígido e um limite estabelecido pela Anvisa, que estabelece limites máximos de parabenos nos produtos, com concentrações máximas de 0,4% de cada parabeno e um máximo de 0,8% de parabenos totais em cosméticos.

Apesar disso, nossa sugestão é que você evite comprar produtos que contenham parabenos, valendo a pena até mesmo importar produtos naturais sem essa substância. Nós, por exemplo, costumamos comprar cosméticos importando estes do iherb.com, que demoram entre 1 e 2 meses para chegar mas valem muito a pena.

Outra solução: faça você mesmo seu cosmético natural!

Você também pode optar por fazer seu próprio cosmético em casa, usando seu próprio conservante natural(como por exemplo o óleo de coco, a canela, ou ambos, que são extremamente eficientes e saudáveis) e montando seu produto da forma como achar melhor.

Nós, do Cultivate, temos uma seção em nosso site(Faça você mesmo – clique aqui para conhecer) com diversas receitas de produtos que você pode fazer facilmente em casa, como pastas de dentes, enxaguantes bucais, repelentes de insetos, entre diversos outros.

Mesmo que você leia por aí artigos informando que os parabenos não são tão ruins assim e que não existem reais “perigos dos parabenos” para sua saúde, vale(e muito) evitar o risco, já que é comum a indústria fazer a defesa de substâncias(como já fizeram com o cigarro e com o chumbo presente em tintas, por exemplo – inclusive com artigos “científicos”) com grandes indícios de serem perigosas para a saúde, para amenizar seus prejuízos financeiros.

Infelizmente é assim que acontece sempre, o lucro colocado sobre o bem-estar e a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Fontes e referências
• Lookaholic – “Parabenos fazem mal para a saúde mesmo?”
• E-cycle – “Você conhece os problemas dos parabenos?”
• Beleza e Saúde – “Você se preocupa com os parabenos?”

Leave a Reply