Risoto de Aipo ou Salsão

Aipo, ou salsão, como é mais conhecido no Brasil, é uma planta muito utilizada para fazer receitas de salada, principalmente o salpicão.

A cozinha vegetariana para todosConheci este diferente “risoto de aipo” através do ótimo livro “A cozinha vegetariana para todos”(veja imagem ao lado), escrito pela chef de cozinha vegetariana Rose Elliot. O livro reúne mais de 550 receitas e muitas dicas para quem adora cozinhar.

Na falta de alguns ingredientes da receita original, fizemos nossa própria versão deste delicioso risoto, que ficou magnífico.

Aliás, essa troca é uma coisa muito interessante para se fazer, testando ingredientes dos mais diversos nas receitas que encontramos por aí. Lógico que quando estamos aprendendo o ideal mesmo é sempre seguir a receita original, mas ao adquirimos alguma experiência na cozinha, mais fácil fica incrementar uma receita ou outra com outros ingredientes e claro, compartilharmos nossas impressões por aí.

Veja abaixo nossa receita.
Rendimento: duas porções.

Ingredientes

– 1 xícara de arroz vialone nano(também serve o arbóreo ou carnaroli);
– 1 litro de caldo de legumes;
– 50 gramas de manteiga;
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
– 1 cebola picada;
– 2 dentes de alho picados ou esmagados;
– 1/2 pé de salsão;
– 1 xícara de vinho branco frisante(a receita original sugere o vermute seco, vale experimentar);
– Pimenta do reino a gosto;
– 100 gramas de queijo parmesão ralado.

Como preparar

Lave bem o salsão, separe suas folhas para decorar o prato e pique seu caule em pequenos pedaços. Coloque o caldo de legumes em uma panela e deixe-o ferver. Em outra panela, coloque o azeite, metade da manteiga, a cebola, o alho e o caule do salsão picado, deixando refogar em fogo baixo durante 10 minutos, mexendo com frequência.

Acrescente o arroz ao refogado, mexendo sem parar por dois minutos. Despeje o vinho branco sobre a mistura e continue sempre a mexer. Assim que o líquido evaporar, coloque uma parte do caldo de legumes e continue mexendo a mistura, até que o líquido também evapore. Adicione pouco a pouco o caldo de legumes, até que o arroz esteja macio e cremoso.

Desligue o fogo, acrescente à mistura o restante da manteiga, a pimenta e o queijo ralado e uma parte das folhas do salsão. Deixe esfriar. Sirva e decore com o restante das folhas do salsão.
Bon appetit!

Join the discussion One Comment

Leave a Reply