Receita de massa de pizza com cerveja Belga

Mais uma receita de massa de pizza aqui no Cultivate(veja a outra aqui), desta vez uma massa de pizza com cerveja!

Essa receita é ótima até mesmo para quem não aprecia muito a bebida, já que a cerveja dá um sabor muito interessante e diferente para a massa da pizza. Vale a pena experimentar!

Fizemos nossa massa de pizza com cerveja forte escura tipo Amber Ale, neste caso usamos a marca Leffe – Bruin, mas você pode escolher aquela que preferir. Na internet encontramos receitas também com cerveja tipo pilsen, mas não testamos ainda.

__________

O preparo é tão simples como a da massa de pizza tradicional, veja abaixo.

Ingredientes:

(dúvidas sobre as medidas? consulte nosso conversor de medidas)
• 250 ml de cerveja forte escura tipo Amber Ale(usamos a marca Leffe – Bruin)
• 3 xícaras de farinha de trigo reserva especial(tipo 1 ou farinha 00, ou integral para ficar mais saudável)
• 1 colher de sopa(ou 10g) de açúcar mascavo
• 1 colher de chá de sal
• 1 colher de sopa(ou 10g) de fermento seco instantâneo
• 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Como Preparar a massa de pizza com cerveja

Mexa a cerveja para tirar um pouco do gás e depois a aqueça levemente em fogo baixo, até que atinja aproximadamente 60ºC(ponto de leite para bebê). Muito cuidado para não aquecer demais, pois poderá acabar “matando” o fermento.

Desligue o forno e adicione o açúcar mascavo e o fermento. Reserve essa mistura por alguns minutos ou enquanto estiver preparando o restante da massa.

Em uma vasilha junte a farinha, o sal e o azeite, misturando tudo com as mãos. Vá adicionando aos poucos a mistura com a cerveja e vá sovando com as mãos até obter uma mistura lisa, elástica e consistente.

Tampe o recipiente e reserve em um local escuro e razoavelmente aquecido por aproximadamente 1 hora para que o fermento possa agir.

Passado este processo, divida ao meio(uma parte para cada forma de pizza – rende duas formas médias) e abra a massa em uma superfície limpa e coberta com farinha(para não grudar), e com um rolo abra a massa o mais fino que conseguir, moldando-a em um formato redondo, que possa se encaixar nas suas formas de pizza. Unte a forma com azeite, coloque a massa sobre esta e leve ao forno(previamente aquecido a 180 graus, pelo menos) por 10 minutos. Retire a massa do forno e monte a sua pizza da forma como preferir.

Coloque novamente a pizza no forno com os ingredientes que preferir e depois de 15 minutos sua pizza estará pronta!

O que achou da nossa massa de pizza com cerveja Belga?

Leave a Reply