A receita de hoje tem como ingrediente principal o meu tempero favorito: cebola! Simplesmente adoro cebola, seja crua na salada, seja cozida como tempero em molhos e no arroz… Para mim, é indispensável. Adoro o seu ardor característico e não existe cheiro mais apetitoso do que o de cebola dourando no azeite!!!

A cebola protege contra vários tipos de câncer e contra doenças cardiovasculares. Ela combate infecções, ameniza os sintomas da asma e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. É bastante comum nos pratos italianos, mas os brasileiros estão bem acostumados ao seu sabor como tempero. Acredito que as pessoas têm uma relação de extremos com ela: uns amam, outros odeiam. Tem muita gente que não gosta do seu cheiro característico. Eu acho que estas pessoas estão perdendo muito…

Ingredientes: Sete cebolas roxas médias; quatro dentes de alho ralados na hora; uma colher de mostarda em pó; 10g de cebolinha francesa; duas colheres de sopa de gergelim preto; uma colher de sopa de gengibre ralado e sal a gosto.

Modo de preparo: Cozinhe as cebolas durante vinte minutos juntamente com o gengibre. Escoe a água e deixe esfriar. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a mistura na panela, cozinhando por aproximadamente 30 minutos, para evaporar o excesso de água. Deixe esfriar e está pronto para servir.

É uma receita simples de ser feita e pouco calórica (bem menos calórica do que o purê de batata, por exemplo).

Achei que ficou com um gosto até que bem suave e um pouco adocicado. Vai bem com um filete de azeite por cima!

Apesar do sabor, o visual da cebola roxa não é dos mais agradáveis.
Outra sugestão seria utilizar a cebola branca.

Leave a Reply