Penne ao molho vegano de espinafre com salsinha

Penne vegano de espinafre

Essa receita de penne ao molho vegano de espinafre com salsinha é muito leve, saudável e também não possui nenhum produto de origem animal.

O grande diferencial no sabor é a ausência do creme de leite, substituído pelo leite de coco. O resultado foi um sabor muito mais leve e suave, destacando muito mais o espinafre e a salsinha.

O espinafre é um alimento riquíssimo em nutrientes. Ele tem muita niacina, zinco, proteína e fibras. Além disso podemos destacar a presença das vitaminas A, B6, C, E e K, tiamina, ácido fólico, ferro, magnésio, fósforo, cálcio, potássio, cobre e por fim o manganês.

Já a salsinha é rica em ferro, antioxidantes, tem alto poder anti-inflamatório, fibras, além de rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e K.

A preparação do molho vegano de espinafre é fácil e demora aproximadamente de 30 a 40 minutos, o que não é demorado tendo em vista o resultado final.

__________

A receita abaixo inclui uma massa de penne feita sem ovos, porém, para os vegetarianos ou onívoros que queiram preparar a receita, basta escolher uma massa de sua preferência, que também pode ser integral.

Lembrando que você pode usar o molho vegano de espinafre com salsinha também para a preparação de outros pratos ou massas como lasanhas, nhoques, fusilli, etc.

Penne ao molho vegano de espinafre com salsinha

Imprimir Receita
Serve: 4 Tempo Preparo: Tempo Cozimento:

Ingredientes

  • 250 gramas de penne(o vegano é feito com farinha de arroz ou milho)
  • 2 colheres de óleo de coco
  • 1 cebola média picada
  • 4 dentes de alho esmagados
  • 1 maço de espinafre picado(só as folhas)
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 xícara de salsinha picada
  • 1/2 xícara de cebolinha picada
  • 2 colheres de azeite de oliva extra virgem
  • sal e pimenta preta a gosto
  • Raspas de 1 limão siciliano para servir

Instruções

Em uma panela, ferva 1,5 litro de água com uma colher de sopa rasa de sal e em seguida adicione o penne para cozinhar.

Siga as instruções da embalagem do penne, principalmente a parte sobre o tempo de cozimento, para que este fique “ao dente”. Geralmente esse tempo é de mais ou menos 10 minutos. Quando der o tempo, desligue o fogo e escoe a água. Reserve o penne para o final da receita.

Mas, enquanto o penne cozinha, vamos fazer o molho vegano de espinafre.

Em uma frigideira grande, coloque o óleo de coco para aquecer em fogo baixo, adicionando então a cebola picada. Mexa por 5 minutos e então adicione metade do alho esmagado(reserve a outra metade para depois). Mexa por mais 5 minutos e então adicione o espinafre.

Coloque então um pouco de sal sobre o espinafre e mexa por mais 10 minutos. Logo após, adicione o leite de coco e misture bem. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e logo em seguida desligue o fogo.

Adicione então a salsinha, a cebolinha picada, a outra metade do alho, a pimenta preta, o azeite e o sal e misture tudo com uma espátula. A consistência vai ficar menos líquida, com muito verde. É assim mesmo, no final vai ficar delicioso e muito saudável.

Coloque essa mistura em um liquidificador e bata até que fique com uma cor bem verde, totalmente homogêneo. Dá mais ou menos uns 2 ou 3 minutos na potência máxima do liquidificador.

Finalmente, despeje o molho sobre o penne, misture tudo, experimente. Se precisar, faça alguns ajustes no sabor adicionando ou não mais o sal e/ou a pimenta.

Para servir, coloque o penne em um prato e sobre este coloque um pouco das raspas do limão siciliano, junto com um filete de azeite extra virgem para dar ainda mais sabor. Se tiver sal do himalaia ou flor de sal, você também pode polvilhar um pouco sobre o prato, mas com cuidado para não exagerar.

Bom apetite!

Leave a Reply