Uns o chamam de “o omelete”, outros “a omelete”, enfim, esta diferenciação de gênero(onde ambas estão certas, de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras) não influencia em nada o resultado delicioso desta receita.

Outra confusão ou curiosidade, se faz na origem do omelete, que tem várias hstórias e poucas delas muito confiáveis. Os romanos comiam uma mistura de ovos fritos aos quais chamavam de Ova Mellita. Os franceses teriam descoberto a receita e aperfeiçoado, surgindo assim este “clássico” francês. Uma história mais maluca diz que o médico inglês Oswald Mellet foi o criador do omelete, que desistiu da medicina e abriu um restaurante, cujo nome era “Dr. O. Mellet”.

O melhor(e talvez o maior) omelete do mundo pertence ao La Mére Poulard, um restaurante fundado em 1988, em Mont Saint Michel, Normandia.

Já a nossa receita de omelete de quatro queijos é muito simples, e o resultado depende muito mais da qualidade dos ovos e queijos utilizados do que com qualquer outra coisa. Veja abaixo.

Ingredientes
– 4 ovos
– 1 pedaço pequeno de queijo de cabra picado
– 1 pedaço pequeno de queijo gouda picado
– 1 pedaço pequeno de queijo gorgonzola picado
– 50 gramas de queijo parmesão ralado
– 1 colher de sopa de salsinha picada
– 1/2 cebola picada finamente
– 1 dente de alho esmagado

Como Preparar
Bata os ovos utilizando um batedor manual, ou, caso não possua, utilize um garfo. Em uma frigideira antiaderente coloque um pouco de azeite e o aqueça em fogo baixo. Acrescente os ovos batidos e deixe-o espalhar por toda a superfície da frigideira. Adicione a cebola picada, espalhando-a sobre a superfície do omelete, o alho, a salsinha, e depois faça isso com cada um dos queijos, deixando para o final o parmesão.

O processo de virar o omelete é um pouco mais complexo que a própria receita, que no final das contas até que é bem fácil. Quando perceber que o omelete está se soltando do fundo da panela, e que com a ajuda de uma espátula você consegue levantá-lo sem que se quebre, essa é a hora de virá-lo. Para facilitar, vá fazendo isso com cada parte do omelete, virando-o em etapas, até que por fim ele fique dourado em todos os lados.

Este omelete serve duas pessoas.
Bom apetite!

Leave a Reply