Óleo de linhaça e os benefícios do ômega 3

Você sabia que o ômega 3 é um óleo essencial que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo mas que é extremamente importante para que diversas funções funcionem corretamente? Nessa matéria vamos falar sobre os benefícios do ômega 3 obtido pelo óleo de linhaça.

Para se ter uma ideia, ele é responsável por fortalecer o sistema imunológico, ajuda a manter o aspecto saudável da pele, contribui no controle da pressão arterial(estimulando a vasodilatação) e na diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Além disso, é um forte agente anti-inflamatório e atua diretamente no cérebro, ajudando no tratamento da depressão e melhorando consideravelmente o desempenho cognitivo.

Uma das principais fontes vegetarianas de ômega 3 é o óleo de linhaça.

Existem algumas divergências entre o ômega 3 que é ingerido na forma de vegetais e aqueles consumidos de origem animal, como por exemplo o óleo de peixe.

Na teoria, o óleo de origem animal é mais eficiente pois já está na sua forma final e não precisaria ser metabolizado pelo nosso corpo. Na prática, podemos fazer alguns ajustes na quantidade que ingerimos desses óleos vegetais para que seu metabolismo possa ser mais eficiente e contanto sem precisarmos utilizar um produto de origem animal.

Um ótimo texto explicando em detalhes como isso deve ser feito pode ser lido no site do Guia Vegano, clicando aqui.

O ideal é que o óleo de linhaça seja orgânico e também prensado à frio. Um que costumamos sempre importar no iherb.com é este aqui, que vem com 250 cápsulas e tem essas características. A dose recomendada deste produto é de 3 ao dia.

Caso não queira tomar um complemento, ou queira complementar sua dieta, você também pode fazer o seu óleo de linhaça em casa, deixando de molho de um dia para o outro 1 parte de linhaça para duas de água. Quando hidratar e as sementes soltarem o óleo, você pode adicionar ao arroz, suco, salada, etc.