Este é o nosso glossário – ou minidicionário – de muitos dos sabores que utilizamos em nossos pratos, e claro, seus benefícios e nutrientes

Aqui você encontrará um detalhamento adicional sobre temperos, molhos, grãos, sementes, legumes e verduras, que pode ir desde sua história, passando pelo sabor e até mesmo às suas propriedades e benefícios para a saúde.

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Aceto(ou vinagre) Balsâmico

É conhecido no Brasil como vinagre balsâmico, que de vinagre não tem quase nada. O Aceto Balsâmico é na verdade o resultado de uma redução, ou cozimento, do suco das uvas brancas “trebbiano”.

O processo é muito parecido com o utilizado nas vinícolas, sendo o vinagre mantido em tonéis de madeira fina por até 25 anos, tornando-se doce, viscoso e muito concentrado ao longo deste período. É de origem controlada e produzido exclusivamente na Europa, porém é muito comum nos supermercados do Brasil.

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Alecrim

O alecrim, cujo nome binomial é “Rosmarinus officinalis”, é um arbusto da região do Mediterrâneo, cultivado preferencialmente em solos de origem calcária. Graças ao seu aroma, era chamado pelos romanos de orvalho do mar, ou em latim, como “rosmarinus”.

Deve ser usado preferencialmente fresco(sim, você pode cultivar ramos de alecrim em um pequeno vaso – vale a pena tentar), sendo muito utilizado em assados, como por exemplo com batatas, mas também podendo ser utilizado em sopas e molhos.

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Aspargo

O aspargo é um vegetal pouco consumido no Brasil, o que justifica a dificuldade de ser encontrado nos supermercados. Seu consumo é mais frequente na Inglaterra e na França. É pouco calórico e possui qualidades diuréticas, além de ser rico em ácido fólico.

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Azeite(extra-virgem)

O azeite extra-virgem é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que aumenta o bom colesterol e ajuda com isso a combater o colesterol ruim. Além disso, possui polifenóis e é rico em vitamina E. Há estudos que indicam ainda que ele impede o depósito de gordura na barriga, combate inflamações, alivia dores, estimula a absorção de cálcio pelos ossos e melhora a atividade intestinal.

Além de tudo isso, o azeite ganhou tamanha importância na gastronomia que atualmente existem gourmets especializados que fazem, assim como com o vinho, a análise da qualidade da azeitona utilizando o paladar e também o olfato, desta forma indicando o melhor tipo de óleo para o seu prato.

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Cebola(branca ou roxa)

A cebola melhora a circulação sanguínea, por conter quercetina que é um importante flavonóide. Previne a anemia, pois possui boas quantidades de fósforo, ferro, vitamina E e desta forma auxilia na regeneração dos glóbulos vermelhos.

Também é rica em vitaminas A e C e seu alto teor de enxofre ajuda no sistema respiratório, prevenindo e tratando doenças, além de ser um poderoso antioxidante e antiinflamatório. Para completar, a cebola também ajuda a controlar a pressão sanguínea, graças ao potássio, que também tem ação diurética e previne doenças do sistema nervoso, já que seu alto teor de vitamina B auxilia na transmissão dos impulsos nervosos e musculares.

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Cenoura

A cenoura é rica em vitamina A, C, possui boas quantidades da vitamina E, antioxidantes, boa para o funcionamento do fígado, reduz os níveis de colesterol e é uma das mais ricas fontes de carotenóides, que além de regular o açúcar no sangue, também protege contra o câncer.

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Chia(sementes)

A grande novidade é a semente de chia. Ela é a nova moda saudável da culinária, outro um produto “milenar” oriundo das Américas, assim como a também “mágica” quinua, porém os nutricionistas dizem que tem grandes quantidades de ômega-3, cálcio, ferro, proteínas, magnésio, vitamina A, potássio, vitaminas do complexo B, manganês, antioxidantes, zinco, cobre, e alguns ainda dizem que ela ajuda a emagrecer, por manter o organismo sem fome por mais tempo.

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Cúrcuma ou Açafrão-da-terra

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, como também é conhecida, por mais de 2500 anos é um ingrediente(da mesma família do gengibre) que é muito utilizado na culinária indiana. Graças ao seu princípio ativo, a curcumina, ela traz diversos benefícios para a saúde humana, sendo potencialmente anti-inflamatória e antioxidante.

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Grão-de-bico

O grão-de-bico é rico em proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B, além de ser pobre em gorduras, e isento de colesterol. Também é rico em ferro, magnésio, cálcio, minerais e fibras que desempenham funções importantes no organismo e no processo digestivo. Além disso ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e ajuda no combate a anemia.

O mais interessante também é a grande quantidade de triptofano que este alimento possui, transformando-o no que se chama por aí de “grão da felicidade”. Isto porque o triptofano produz serotonina, elemento essencial pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de satisfação e bem-estar. Ele pode melhorar o humor de forma semelhante ao chocolate, porém sem suas desvantagens.

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Gengibre

O gengibre tem mais de 400 substâncias benéficas à saúde, que vão desde propriedades digestivas, expectorantes, anti-inflamatórias, antioxidantes e cardiovasculares, passando ainda por suas vitaminas, como a presença da vitamina B6, potássio, magnésio e cobre, e finalmente funcionando também como um emagrecedor, pois é rico em substâncias que ativam o metabolismo do organismo, potencializando a queima de gordura.

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Lentilha

A lentilha é um importantíssimo alimento para os seres humanos, pois possui vitaminas como a B6 e ácido fólico, além de magnésio, ferro, fibras, triptofano(um aminoácido essencial) e carboidratos complexos que ajudam no controle do açúcar no sangue. Ela também melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

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Limão

O limão tem ação bactericida, fungicida, adstringente e antibiótica. Ele ainda age como cicatrizante do aparelho digestivo(ao contrário do que pensam a maioria das pessoas – devido ao seu grau de acidez), tonificante do fígado, regulador do intestino e desintoxicante.

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Mel

O mel é rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, protege contra doenças cardiovasculares, respiratórias, artrite, colesterol e também tem ação antibacteriana e anti-inflamatória.

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Pepino

O pepino é um diurético natural e é rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos e à pele. O pepino tem um cheiro delicioso, além de ser muito refrescante.

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Pimenta Cayena(ou caiena)

Ela é uma variedade de “Capsicum annuum” e seu nome vem da cidade de Caiena, na Guiana francesa.

Além de ser um ótimo condimento que substitui muito bem a pimenta do reino, a pimenta cayena traz muitos benefícios ao corpo, como melhorar o sistema circulatório, a digestão, reduzir o risco de câncer e emagrecer, sim, pois aumenta o metabolismo do corpo em até 20%. Ela serve também para a eliminação de gorduras nocivas nas artérias, enfim, uma ótima aliada para quem tem ou quer evitar problemas cardíacos.

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Quinua

A quinua se tornou um importantíssimo alimento devido ao seu alto grau de proteína e diversas outras propriedades e vitaminas que são benéficas para a nossa saúde. Ela foi qualificada ainda como o melhor alimento vegetal para o consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos.

A quinua atua na prevenção de doenças como câncer de mama, turbeculose, anemia e outras. Além disso, reforça o sistema imunológico e auxilia no desenvolvimento de funções ligadas à inteligência e aos reflexos.

Na quinua encontramos todos os aminoácidos que são essenciais para a nossa saúde, além das vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E, e ainda possui minerais como o ferro, cálcio, magnésio, manganês, zinco e potássio. Por fim, ela é rica em ômega 3 e 6, além de possuir fitoestrógenos, substâncias naturais possuem ação similares a de certos hormônios, o que ajuda as mulheres a amenizar os sintomas da TPM e também da menopausa.

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Salsinha

A salsinha é extremamente importante para prevenir e até mesmo ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares. É também um estimulante gástrico, auxiliando na digestão, pois “limpa” os rins, fígado e o trato urinário, além de ser rica em vitamina A, C, E, B, cálcio, fósforo, ferro e fibras.

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Shitake

O shitake é um cogumelo rico em proteínas, o que é importante numa dieta vegetariana, e pobre em gordura e calorias, o que é importante numa dieta para emagrecimento. Ajuda na prevenção de doenças e aumenta a longevidade.

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Soja

A soja possui muitos elementos anticancerígenos, além de auxiliar na digestão e ajudar na redução do nível de glicose, importante no controle da diabetes. Para as mulheres na menopausa, é um alimento importante na redução dos sintomas decorrentes da falta de hormônios, característica deste período.

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Tofu

O tofu, por ser feito da soja, possui as mesmas qualidades desta, como prevenir o câncer de mama e ser rico em proteínas.

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