Meditação pode ajudar contra doenças cardíacas

By abril 26th, 2019 Cultiva-te, Lifestyle & saúde
Mindfullness

Pela primeira vez, a American Heart Association (AHA) emitiu uma declaração sobre os efeitos positivos da meditação para o coração.

Especialistas do AHA revisaram dezenas de estudos analizando 8 diferentes tipos de meditação e seus efeitos positivos em relação a diversos problemas cardíacos, como por exemplo o ataque cardíaco, a pressão sanguínea, o estresse, a aterosclerose, etc.

No geral, os estudos foram considerados encorajadores e positivos, como afirmou a Dra. Glenn Levine, presidente da AHA e da American College of Cardiology. Mas os dados ainda não são suficientes para justificar uma recomendação da meditação para tratamentos de doenças cardíacas.

“Nossa mensagem clara é que a meditação pode ser uma intervenção [adicional] boa, mas especificamente não queremos que as pessoas dependam da meditação ou de outras intervenções auxiliares no lugar de terapias comprovadas”, diz Levine.

__________

A meditação pode ajudar a diminuir alguns dos fatores de risco para doença cardíaca, como reduzir o estresse e a pressão arterial. Ela ajuda a reduzir os níveis de hormônios do estresse no corpo, que são associados a um maior risco de ataques cardíacos e mantém a pressão arterial baixa, reduzindo o risco de problemas cardíacos.

De qualquer forma, a meditação pode atuar como um complemento, e assim que novos estudos forem realizados, a meditação pode ganhar ainda mais força nos diversos tipos de tratamento.

Fonte: Revista TIME

Leave a Reply