hambúrguer de lentilha

Este hambúrguer de lentilha(que é vegetariano e vegano) é delicioso e bem fácil de preparar. Demora um pouco para preparar, por causa do tempo de cozimento da lentilha, mas, nada que uma panela de pressão não resolva.

A lentilha é um importantíssimo alimento para os seres humanos, pois possui vitaminas como a B6 e ácido fólico, além de magnésio, ferro, fibras, triptofano(um aminoácido essencial) e carboidratos complexos que ajudam no controle do açúcar no sangue. Ela também melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

Além de ficar ótimo em lanches, este hambúrguer de lentilha também pode ser apreciado como na foto, com um molho de mostarda(no caso utilizamos mostarda com mel) e rúcula. Ah, e você também pode congelar por bastante tempo os hambúrgueres que sobrarem.

Ingredientes
• 1 xícara de lentilhas
• 1 xícara de farinha de trigo integral
• 1/2 xícara de farinha de rosca
• 1/2 xícara de azeite de oliva
• 3 dentes de alho esmagados
• 1 cebola picada finamente
• 1 colher de sopa de sal
• Pimenta preta moída na hora
• 1 colher de café de cúrcuma(ou açafrão da terra)

Como preparar seu hambúrguer de lentilha
O maior trabalho no preparo do hambúrguer vegetariano de lentilha é mesmo cozinhar as lentilhas, você verá que o restante é tudo muito fácil.

Utilize uma panela de pressão cozinhe as lentilhas por mais ou menos 30 minutos. Logo depois desligue o fogo, deixe esfriar, coe e eliminie a água da lentilha e coloque os grãos cozidos em um recipiente grande, que será usado para misturar e fazer a massa do hambúrguer.

Coloque neste recipiente os demais ingredientes, e com as mãos comece a misturar tudo. Quanto mais você misturar, melhor. Se notar que a massa está grudando muito nas mãos, coloque um pouco mais de farinha até acertar o ponto. Só cuidado para não colocar muito e deixar o hambúrguer muito “massudo” e com gosto de farinha.

Depois de misturar tudo, forme bolas de massa e amasse as extremidades, deixando assim o hambúrguer no seu formato característico.

Em fogo baixo aqueça bem uma frigideira com óleo(mais ou menos com a altura do seu hambúrguer vegetariano de lentilha) e deixe esquentar bem. Frite o hambúrguer até que fique bem dourado e crocante.

Depois é só servir!

Bom apetite!

Leave a Reply