Além de deliciosa, essa receita de hamburguer de grão de bico talvez seja uma das mais fáceis de moldar se tratando de hambúrguer vegetariano(ou vegano), isso por que o grão-de-bico cozido oferece naturalmente uma consistência perfeita para a montagem dos hambúrgueres. Desta forma, a quantidade de farinha é reduzida em comparação com outros hambúrgueres e o sabor fica muito mais leve.

O rendimento é de aproximadamente 14 unidades e pode ser armazenada no congelador por até 3 meses.

O grão da felicidade

O grão-de-bico é rico em proteínas, sais minerais, vitaminas do complexo B, além de ser pobre em gorduras, e isento de colesterol. Também é rico em ferro, magnésio, cálcio, minerais e fibras que desempenham funções importantes no organismo e no processo digestivo. Além disso ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e ajuda no combate a anemia.

O mais interessante também é a grande quantidade de triptofano que este alimento possui, transformando-o no que se chama por aí de “grão da felicidade”. Isto porque o triptofano produz serotonina, elemento essencial pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de satisfação e bem-estar. Ele pode melhorar o humor de forma semelhante ao chocolate, porém sem suas desvantagens.

Ingredientes:

• 250 gramas de grão de bico
• 1/2 xícara de farinha de linhaça dourada
• 1 xícara de farinha de rosca
• 1 xícara de farinha de trigo
• 4 alhos médios esmagados
• 1 xícara de salsinha picada
• 1 cebola picada finamente
• 1 colher de chá de molho inglês sem carne(Veja aqui)
• 1 colher de chá de pimenta preta moída
• 3 colheres de chá de sal

Rendimento: 14 unidades.

Como Preparar o hamburguer de grão de bico:

Deixe o grão de bico hidratando de um dia para o outro(10 a 12 horas) em uma quantidade de água que cubra o grão de bico em aproximadamente aproximadamente 4 a 5 centímetros.

Faça a mesa coisa com a farinha de linhaça dourada, acrescentando água que cubra a farinha em 2 cm e deixando hidratar na geladeira de um dia para o outro, para que solte seu óleo que vai servir para dar “liga” à mistura. No dia seguinte mistura tudo com uma colher e reserve.

Após a hidratação, elimine a água do grão de bico e coloque-o para cozinhar em uma panela de pressão com água, 1 colher de azeite e 1 colher de sal por 1 hora.

Após o cozimento, elimine a água do grão de bico, coloque-o em um recipiente de mistura juntamente com todos os outros ingredientes e comece a misturar e amassar o grão de bico com uma colher ou garfo. Faça uma massa bem homogênea. Quanto mais amassar o grão de bico, melhor. Coloque na geladeira e deixe esfriar por 10 minutos.

A massa do hambúrguer está pronta!

Como moldar/montar o hambúrguer

Para moldar o hamburguer de grão de bico você tem duas opções:
• A primeira é montar pequenas bolas com a massa(usando as mãos mesmo) e depois amassar uma das extremidades, deixando-o no formato de hambúrguer.
• A segunda opção é usar um molde próprio para hambúrguer, que pode ser encontrado em lojas de utensílios para cozinha. 🙂

Armazenando

Embrulhe cada hamburguer de grão de bico em plástico filme e armazene-o no congelador por até 3 meses.

Fritando

Coloque um pouco de azeite em uma frigideira em fogo baixo, deixe esquentar levemente o óleo e depois coloque o hambúrguer. Deixe dourar e depois vire, para que possa ficar dourado também do outro lado. Esse processo completo não deve durar mais que 10 minutos(caso esteja congelado, você pode também aquecê-lo no forno por 10 minutos antes de fritar).

Assando

Caso não queira fritar, coloque-o em uma assadeira com um pouco de azeite e coloque-o no forno previamente aquecido a 180 graus. Deixe na parte superior do forno por 10 a 15 minutos(vai variar de acordo com o forno), caso não esteja congelado, ou de 15 a 20 minutos caso esteja congelado.

Dicas

• Molde o hamburguer de grão de bico e o coloque já sobre o papel plástico(que deve estar esticado sobre uma mesa ou alguma outra superfície). Cubra com outra camada de plástico filme e depois recorte e dobra as laterais. Esse processo é o mais fácil que descobri para essa parte mais “chata” do processo.
• Você pode montar desde lanches clássicos, como um cheese salada(com queijo e maionese vegana, caso prefira), ou inovar um pouco, acrescentando cogumelos shitake fritos no azeite, ou mesmo com uma salada de guacamole(veja receita aqui).
• Você pode acrescentar também uma colher ou mais de ketchup e/ou mostarda no preparo da massa para dar mais sabor.

Bom apetite!

Leave a Reply