Hambúrguer de arroz & quinua ao molho tex-mex

Este hambúrguer de arroz integral e quinua pode ser uma bela variação ao tradicional hambúrguer de soja. Servido ao molho de manteiga com tempero tex-mex, fica levemente picante e muito saboroso, ótimo para ser servido como acompanhamento ao prato principal.

» Ingredientes

Molho Tex-mex
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de tempero tex-mex em pó
1 colher de sopa de salsinha picada

Hambúrguer
2 xícaras de arroz integral
1 xícara de quinua
1 cebola cortada em pedaços bem finos
4 dentes de alho picados
2 xícaras de farinha branca ou integral
1 colher de chá de pimenta cayena
1 colher de chá de pimenta preta
10 gotas de pimenta malagueta
6 colheres de sopa de azeite extra-virgem
sal a gosto

» Como Preparar:
Prepare primeiramente o molho de manteiga com tempero tex-mex, colocando todos os ingredientes em um recipiente que pode ser levado ao forno. Deixe no forno por 5 minutos em fogo baixo, ou o tempo suficiente para derreter a manteiga. Logo após, mexa o recipiente para misturar os ingredientes e reserve no refrigerador.

Para preparar o hambúrguer, coloque o arroz e a quinua em uma panela e leve ao fogo, cobrindo esses ingredientes com 4 ou 5 xícaras de água. Tampe e deixe o tempo suficiente para a água secar e o arroz ficar bem macio. Retire a mistura do fogo e misture todos os demais ingredientes em um outro recipiente. Misture bem utilizando uma colher firme e amasse o arroz e a quinua contra o fundo deste recipiente, para adquirir consistência. Após esfriar, utilize as mãos para fazer pequenas bolas com a mistura, achatando-as logo em seguida, deixando o hambúrguer no formato adequado.

Aqueça óleo em uma frigideira, numa quantidade que possa cobrir o hambúrguer. Frite e vire o hambúrguer até que fique bem dourado. Retire e sirva colocando o molho de manteiga tex-mex sobre o hambúrguer.

Observação: Receita para quatro pessoas. O hambúrguer pode ser armazenado por alguns dias num refrigerador.

Leave a Reply