Dauphiné é uma região no sudeste da França(próxima também da Suíça e Itália), conhecida pelas suas diversas especialidades gastronômicas. Uma delas é o Gratin Dauphinois, este delicioso assado de batatas com creme de leite e alho.

A primeira menção ao prato data de 12 de julho de 1788, quando foi servido em um jantar oferecido por Charles-Henri, duque de Clermont-Tonnerre para os funcionários da cidade de Gap(atualmente Hautes-Alpes).

Batata Dauphinois

Aqueles que já imaginavam ter saboreado e conhecido tudo o que melhor poderia ser feito utilizando batatas, se surpreenderão com este prato. Ele superou nossas expectativas e com certeza vai superar as suas também.

Apesar de priorizarmos receitas saudáveis aqui no Cultivate, de vez em quando fugimos um pouco da proposta, mas sempre por um ótimo motivo. Portanto, vai o aviso, este prato é muito, mas muito pesado, porém delicioso. Vale a pena de vez em quando…

Ingredientes
• 1,5 kg de batata
• 1,2 litro de creme de leite
• 6 a 8 dentes de alho esmagados
• 2 colheres de sopa de manteiga picada
• 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
• Pimenta Preta moída na hora
• Sal

Como preparar
Descasque, lave e fatie todas as batatas, com uma espessura de aproximadamente 1 a 2 centímetros. Em uma travessa de ir ao forno, coloque aproximadamente 2 alhos esmagados com as duas colheres de azeite e espalha na base da mesma.

Coloque uma camada de batatas e sobre estas coloque um pouco da pimenta moída, sal e espalhe mais 1 dente de alho esmagado. Repita este processo até colocar todas as batatas.

Coloque o creme de leite sobre as batatas, balançando um pouco a travessa para que ele se infiltre entre as camadas inferiores. Coloque mais um pouco de pimenta moída sobre o creme de leite, e espalhe a manteiga também sobre o creme.

Deixe no forno por 2 horas, em temperatura de no máximo 180º. A grande dica deste prato é essa, já que o ideal é que as batatas absorvam boa parte do creme de leite, e com isso elas fiquem macias e muito cremosas.

Sirva com um bom vinho tinto, e bom apetite!

Join the discussion 3 Comments

  • Ana Paula disse:

    Olá! Encontrei seu site pois me
    confundi ao comprar salsão ao invés de alho poró e tinha me programado para fazer um risoto hahahahaha

    Fiz a receita que você passou do risoto de aipo/salsão, ficou uma delícia!

    Apesar de não ser vegetariana, adorei o site!! Me mudei há pouco tempo para a Suíça com meu marido e carne é algo muito caro, então nos tornamos “economic vegetarian”, ou seja, estou buscando receitas saborosas sem carne.

    Gostaria da seguinte informação: esse gratin serve quantas pessoas? Estou criando o hábito de cozinhar “na medida” pois a geladeira é embutida e pequena e não temos (e nem quero ter) tupperware.

    Novamente, muito obrigada!!
    Se quiser ver como ficou o risoto, dá uma olhadinha no meu instagram @anapaula_barros

    • Fabricio Alves disse:

      Oi Ana Paula,
      tudo bem?

      Primeiramente obrigado pelo contato, e principalmente por ter experimentado as receitas 🙂
      Ví a foto do risoto no seu instagram, ficou com uma cara muito boa!

      Que legal morar na Suíça, é o sonho de todo mundo acho… rs

      Então, sobre o gratin, ele serve umas 4 a 6 pessoas fácil. Rende bem, portanto você pode fazer com metade dos ingredientes que vai dar bem para você e seu marido. Experimente usar uma forma menor então, para que o creme de leite cubra totalmente as batatas antes de ir ao forno. Essa receita é uma das minhas preferidas! Ah, e você pode experimentar também colocar uns pedaços de queijos suíços junto do creme de leite, acho que vai ficar melhor ainda…

      Depois se puder, me fale como ficou. 😉

      Abraços e boa sorte aí na Suíça.
      Fabrício Alves

  • Patricia disse:

    Olá Fabrício!!

    Que fantásticas as suas receitas com batatas! Adorei!!

    Parabéns pelo português também! Como é gostoso viajar numa história gastronômica bem escrita!

    Um abraço,
    Patricia

Leave a Reply