Faça você mesmo: pó para limpeza de pias e privadas

Mais um produto caseiro “Faça você mesmo”, desta vez vamos ensinar um ótimo pó para limpeza de pias e privadas. Além de um custo mais baixo do que os produtos industrializados, você vai gerar menos resíduos tóxicos dentro de sua própria casa e o principal, vai despejar menos desses mesmos resíduos nos rios, já que o tratamento de esgoto no país é péssimo. Além disso, vai reduzir a quantidade de embalagens plásticas e consequentemente seu descarte na natureza.

A mistura é simples, facílima de fazer mas que funciona muito bem. Leva só bicarbonato de sódio, sal marinho e óleo essencial de eucalipto(você pode usar qualquer outro de sua preferência).

Para entender o processo, o pó para limpeza não deve ser confundido com um produto desinfetante. Para isto, existe o vinagre. Sim, o vinagre é um ótimo desinfetante pois tem ação antibacteriana e ajuda a eliminar o mal cheiro que muitas vezes vem das tubulações, principalmente as mais antigas.

Mas, nem pense em misturar o vinagre com o bicarbonato de sódio, pois ambos acabarão se anulando. A ideia é que primeiro se utilize o pó de limpeza no vaso sanitário ou pia e depois deste processo, aí sim, usaremos o vinagre.

Os Ingredientes:

Pó para limpeza:

• 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
• 1/2 xícara de sal marinho
• 40 gotas de óleo essencial de eucalipto

Solução desinfetante:

• Vinagre de maçã(Só ele).
• Embalagem spray para armazenar o vinagre

Preparando o pó para limpeza:

Misture o bicarbonato, o sal e agite bem. Pingue aos poucos as gotas do óleo essencial de eucalipto, mais ou menos umas 5 de cada vez, agite novamente a mistura, pingue novamente mais cinco gotas e vá repetindo o processo até pingar todas as 40 gotas.

Para armazenar, de preferência utilize algum saleiro com tampa, para evitar que o odor do óleo essencial evapore. O saleiro é ideal para fazer a limpeza, como você vai descobrir abaixo.

Como fazer a limpeza:

Espalhe o pó para limpeza por toda a superfície do vaso sanitário ou da pia e deixe o produto agir por 15 minutos. Após esse período, escove a superfície para tirar os resíduos e sujeiras e escoe o produto utilizando água(no caso da privada, basta dar descarga).

Para a desinfecção, borrife o spray de vinagre sobre a superfície que foi limpa e deixe agir por 30 minutos. Depois disso, só eliminar o produto utilizando água, como no processo de limpeza.

Bom uso!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo