Faça você mesmo: pasta de dentes caseira

Resolvemos criar nossa pasta de dentes caseira ao depararmos com várias matérias alertando sobre o perigo de muitos dos ingredientes utilizados nas pastas de dentes convencionais, que vão desde o flúor, tão valorizado pela publicidade, até outros ingredientes como o triclosan, mais recentemente associado ao câncer em testes feitos com animais.

Ao todo são 8 ingredientes perigosos para a saúde encontrados na maios parte dos cremes e pastas dentais. São estes:

• Fluoreto de sódio: desregula as glândulas hormonais e reduz as funções das glândulas adrenal e tireóide.
• Propilenoglicol: é um tipo de óleo mineral comumente usado na indústria em tintas, esmaltes, vernizes, além de produtos para a refrigeração de motores e anticongelantes.
• Glicerina: apesar de não ser tóxica, ela adere aos dentes impedindo a absorção de minerais naturalmente presentes na saliva, além de impedir a limpeza natural da lingua sobre os dentes.
• Sorbitol: Açúcar alcóolico usado para não deixar que a pasta endureça depois de aberta.
• Aspartame ou Sacarina: alguns estudos sugerem que adoçantes deste tipo podem ser prejudiciais para a saúde humana.
• Dietanolamina (DEA): Usada para fazer espuma, têm associado ao seu uso um aumento de casos de câncer no fígado e rins.
• Triclosan: ação anti-bacteriana e anti-fúngica, que impede o funcionamento adequado da tireóide e em testes recentes em animais gerou aumento nos casos de câncer.
• Lauril sulfato de sódio: usado para dar forma à pasta e também agente usado para a remoção da placa bacteriana. Porém, diversos estudos vem demonstrando que este produto pode causar úlceras e até mesmo câncer nas gengivas.

“Criamos um sistema em que estamos testando esses produtos químicos na população humana. Amo a ideia de que eles são todos seguros.(…) No entanto, quando temos estudos em animais que sugerem o contrário, estamos assumindo um risco grande.” – afirmou à Bloomberg News o professor da Universidade de Massachusetts, Thomas Zoeller.

cocaina dor dentes
Curiosidade: você sabia que a cocaína já foi usada muitos anos atrás para tratar dor nos dentes?


Por todos esses motivos, chegamos a duas soluções:
ou você compra alguma pasta de dentes que não contenha nenhum desses ingredientes, o que é muito difícil e provavelmente você só vai conseguir importando algum produto; ou você cria sua própria pasta de dentes caseira, solução que resolvemos testar e vimos que é totalmente possível e fácil de fazer.

A solução ideal: Criando sua própria pasta de dentes caseira / creme dental

Depois de muita pesquisa sobre a melhor composição para fazer uma pasta de dentes em casa que fosse ao mesmo tempo fácil, barata e principalmente, eficiente, chegamos aos seguintes ingredientes: bicarbonato de sódio, sal marinho, óleo essencial de hortelã-pimenta, óleo de coco, água filtrada(ou fervida) e adoçante Stevia(opcional).

O resultado nos surpreendeu, tanto pelo sabor e frescor, graças ao aroma natural proporcionado pelo óleo essencial de hortelã, como também pela limpeza, já que, apesar de não fazer espuma, a pasta deixou o hálito ótimo e com sensação de limpeza por um período maior que as pastas industrializadas.

No início, o fato de não fazer espuma pode ser o fator de maior estranhamento, mas depois de algum tempo o que passa a ser estranho é justamente o excesso de cremosidade das pastas industrializadas, que nos mostra ser claramente artificial(e prejudicial).

Ingredientes pasta de dentes caseira
Ingredientes pasta de dentes caseira

Ingredientes

• 1/3 de xícara(ou 80 gramas) de bicarbonato de sódio
• 1 colher de chá de sal marinho
• 6 a 8 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta(» Compre aqui)
• 2 colheres de chá de óleo de coco(» Compre aqui)
• Aproximadamente 8 colheres de chá de água filtrada
• 2 envelopes ou 1,6 gramas de Stevia adoçante(pó)(» Compre aqui stevia orgânico)

Clicando nos links acima você pode importar os produtos pelo site do iherb, que recomendamos pois usamos constantemente para adquirir diversos produtos que não encontramos no país. A entrega demora entre 1 e dois meses e é feita através dos correios. (Na primeira compra você ainda ganha um desconto de 5$ utilizando o cupom: hmc416).

Como Preparar

Em um recipiente, utilizando uma colher ou espátula, misture o bicarbonato de sódio, o sal, o Stevia, o óleo essencial e o óleo de coco até ficar homogêneo.

Vá adicionando as colheres de sopa de água filtrada aos poucos, uma a uma, até obter a consistência desejada(conseguimos uma boa consistência com aproximadamente 8 colheres de chá de água).

Mexa bem e guarde em um recipiente bem fechado na parte baixa da geladeira. Para usar, utilize uma colher de chá para pegar a “pasta” e coloca-la na escova de dentes, evitando o contado direto com a pasta e a proliferação de bactérias.

Sempre após o uso guarde o recipiente novamente na geladeira para que este não estrague e também não perca o aroma do óleo essencial.

Armazene por no máximo um mês.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo