Vandana Shiva fala sobre sustentabilidade e preservação da biodiversidade

By abril 26th, 2019 Cultiva-te, Lifestyle & saúde

Entrevista com Vandana Shiva, indiana Ph.D. em filosofia e ativista pelo meio ambiente, ao Fronteiras do Pensamento.

Nessa entrevista, Vandana fala sobre sustentabilidade e reflete sobre as razões que a levaram a trabalhar com a preservação da biodiversidade e o movimento de preservação de sementes.

Os trechos abaixo da entrevista com Vandana Shiva ilustram bem a posição da indiana sobre temas como a “Revolução Verde”, a agroindústria, o controle e a propriedade intelectual sobre as sementes, os subsídios ao agronegócio e muito mais. São 11 minutos de entrevista que valem muito a pena.

__________

“Punjab (Índia) é o território onde primeiro foi implementada a Revolução Verde, em 1965. A ela foi dado o Prêmio Nobel da Paz (1970). Mas em 1984, Punjab havia se tornado um território de guerra, com 30 mil mortos. O que me fazia pensar: se aquilo não era sobre paz e sim sobre guerra, o que é a Revolução Verde? Por que fazermos a agroindústria? Como se pode forçar a propriedade intelectual sobre as sementes e tornar os agricultores dependentes dessas patentes? Como se pode forçar os agricultores a abrir mão de suas vidas e suas culturas para que algumas empresas despejem produtos baratos mediante enormes subsídios? Desde então, tenho trabalhado para preservar a biodiversidade.”

“Essas batalhas são árduas, nós lutamos contra as maiores corporações do mundo. Mas eu prefiro levá-las adiante do que subjugar o planeta, suas espécies e seus povos à destruição que vêm causando. Esta é a batalha que nós temos hoje: das trezentas milhões de espécies que existem, sedentas por sobreviver livremente, versus a indústria da biotecnologia atuando para destruí-las, bani-las. Agricultores querendo cultivar alimentos saudáveis para as pessoas, acusados de não serem eficientes, quando são muito mais eficientes que os latifúndios. Eles não são subsidiados. O agronegócio não existiria sem seus 400 bilhões de dólares de subsídios. E, a cada instância, lucros e poder andam de mão dadas.”

Assista abaixo ao video com a entrevista com Vandana Shiva:

Leave a Reply