E você, sabe o que é um alimento orgânico?

Ao contrário do que se costuma pensar, o alimento orgânico não é somente aquele tipo de alimento que é livre de agrotóxicos.

De acordo com a nossa legislação, ele deve ser também isento de insumos artificiais como adubos químicos(e os já citados agrotóxicos), além de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos(no caso dos veganos esse ponto é dispensável). É proibido ainda o uso de radiações ionizantes, que são aquelas que produzem substâncias cancerígenas, além de pesticidas, organismos geneticamente modificados, ou aditivos como emulsificantes, corantes, aromatizantes, etc.

Para o produtor, a agricultura orgânica tem como objetivo ser auto sustentada, dispensando em boa parte o uso de energias não renováveis, além claro, de dar melhores condições de saúde e trabalho para o agricultor, já que muitos dos agentes contaminantes que colocam a saúde em risco não estão presentes. Além disso, com a agricultura orgânica previne-se a erosão do solo, melhorar a renda desses agricultures e suas famílias e promove a biodiversidade.

Infelizmente o ser humano, por ocasião do sistema capitalista, onde tudo precisa ser produzido, consumido e descartado com muita velocidade para que o capital também tenha seu “giro” e consequentemente seu lucro, desvirtuou o processo de produção e consumo de alimentos, buscando aumentar a quantidade, sem se preocupar com a qualidade, com a saúde de quam consome ou produz, ou até mesmo sem que isso representasse um aumento da oferta de alimentos aos países e regiões mais pobres do planeta.

Os princípios da agricultura orgânica
» O solo é um organismo vivo, e dele deve ser retirado apenas o necessário;
» Usar apenas adubos orgânicos de baixa solubilidade;
» Controle de pragas com medidas preventivas ou produtos naturais;
» As ervas daninhas fazem parte do sistema, e podem ser utilizados abrigo de insetos ou parar cobrir o solo;

Por fim, a agricultura orgânica visa reaproximar o ser humano de uma alimentação mais saudável, mais próxima da natureza, corrigindo(ou tentando corrigir) os problemas citados acima.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo