Os benefícios da cúrcuma

Os benefícios da cúrcuma para a saúde

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, como também é conhecida, por mais de 2500 anos é um ingrediente(da mesma família do gengibre) que é muito utilizado na culinária indiana. Graças ao seu princípio ativo, a curcumina, os benefícios da cúrcuma para a saúde humana são enormes, sendo esta potencialmente anti-inflamatória e antioxidante.

Mas não pense que é só adicionar a cúrcuma em sua dieta para usufruir de seus benefícios.

Na realidade, a curcumina é pouco absorvida pelo nosso organismo, por isso, o ideal é utilizá-la junto com a pimenta preta, que contém a piperina, substância que aumenta a absorção da curcumina em mais de 2000%. Outra dica é utilizar a cúrcuma também com a páprica e o gengibre, alimentos que complementam ainda mais os efeitos da curcumina. Desta forma você potencializa os benefícios da cúrcuma ampliando sua absorção.

Você também pode comprar/importar curcumina em cápsulas, geralmente encontrada na quantidade de 500mg ou 1gr. por cápsula. Prefira marcas que tenham em sua composição também a piperina(pimenta preta), como a ótima marca importada Doctor’s Best(» Você pode importar com segurança pelo site do iherb clicando aqui).

Os benefícios da cúrcuma

A curcumina é um forte antioxidante, isto é, combate os radicais livres bloqueando-os e ao mesmo tempo estimula outros mecanismos antioxidantes em todo o corpo, prevenindo doenças e mantendo o corpo saudável.

Por ser uma substância bioativa, a curcumina é um poderoso anti-inflamatório que combate a inflamação a nível molecular. Por isso, ela pode ser utilizada no lugar de remédios que fazem esta função, porém com muitos efeitos colaterais.

É um ótimo anti-séptico e antibacteriano natural, que pode ser utilizado no tratamento de cortes e queimaduras. Por isso, pode também ser utilizado como um pó dental para a escovação dos dentes.

Ela melhora a função cerebral, retardando ou até mesmo revertendo doenças cerebrais ou perdas relacionadas com a idade, incluindo a doença de Alzheimer.

Reduz o risco de doenças cardíacas, onde a curcumina atua e melhora a função do endotélio, que é o revestimento dos vasos sanguíneos. Além disso, o próprio fato de ser anti-inflamatória já faz com que atue desta forma também sobre as doenças cardíacas.

Pode ajudar a prevenir e tratar do câncer, pois muitas pesquisas indicam que a curcumina pode atuar sobre o câncer no nível molecular, controlando ou mesmo combatendo o crescimento desordenado das células cancerígenas.

Por ser anti-inflamatória, ajuda a tratar pacientes com artrite, pois diminui as inflamações nas articulações. Em alguns estudos ela foi mais eficaz que tratamentos com anti-inflamatórios tradicionais.

Mas os benefícios da cúrcuma não terminam aí. Um estudo também mostrou que a cúrcuma pode ser útil no tratamento da depressão, funcionando como um aliado a certos medicamentos. Isso porque ela aumenta os níveis de BNDF(fator neutrófico derivado do cérebro) e existem evidências de que pode aumentar a serotonina e dopamina no cérebro.

Efeitos Colaterais do uso da Cúrcuma

Se utilizada no preparo de alimentos, em uma quantidade razoável, a cúrcuma não costuma trazer efeitos colaterais sérios. Alguns casos de dor de estômago, náuseas e diarréia podem ocorrer caso seja ingerida em excesso.

Mas caso você tome algum complemento com cúrcuma, deve ler atentamente as contra-indicações, já que geralmente esses complementos possuem doses bem altas e concentradas do ingrediente.

Evite seu uso caso você tenha algum desses problemas: cálculos ou obstruções biliares, problemas de sangramento ou hemorragia(ou pós operatório), refluxo gastroesofágico e deficiência de ferro.

Dicas de Uso

Muito fácil de usar, experimente comprar a cúrcuma(ou açafrão da terra) em pó, de boa qualidade, e utilize nos pratos tradicionais como arroz, feijão, etc., colocando uma ou mais colheres de café na mesma hora que for colocar o sal. Não esqueça de colocar também a pimenta preta, neste caso use metade da dose da cúrcuma, além de outros temperos como a páprica picante(ou doce) para otimizar os efeitos da cúrcuma.

Receitas com a cúrcuma

Clique aqui e veja nossas receitas com a cúrcuma.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo