Os riscos de embalar alimentos com PVC

Os riscos de embalar alimentos com PVC(aquele plástico filme prático para embalar e armazenar alimentos) podem ser tão danosos para a saúde como utilizar recipientes com BPA(leia sobre isso nesta outra matéria que publicamos).

Isso porque estudos realizados com ratos de laboratório constataram que os dois aditivos químicos mais usados para dar flexibilidade ao PVC contém substâncias que podem causa câncer de fígado e problemas de fertilidade.

De acordo com uma pesquisa do INCQS(Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), laboratório da Fiocruz que é usado como referência pela Anvisa, concluiu que embalar alimentos com PVC(ou policloreto de vinila) pode ser prejudicial à saúde, principalmente se forem alimentos gordurosos, como queijo, carne, frango, etc.

__________

A pesquisa constatou que alimentos com teor de gordura superior a 5% recebem maiores quantidades dessas substâncias. Os riscos de embalar alimentos com PVC também estão presentes quando um alimento aquecido é embalado no plástico. As substâncias nocivas presentes no pvc são os ftalatos, comuns por provocarem danos ao sistema reprodutivo animal e humano, além de sua atuação como disruptor endócrino(quando a substância se passa por um hormônio no corpo humano).

Além de estarem presentes nos plásticos para embalar alimentos com PVC, os ftalatos são encontrados em outros tipos de plásticos, como copos, pratos, aparatos médicos como aquelas bolsas de sangue, medicamentos e soro, brinquedos, encanamentos, adesivos ou qualquer outro plástico PVC com numero de reciclagem 3.

A solução para os riscos de embalar alimentos com PVC

Procure guardar seus alimentos em recipientes de vidro e evite embalar alimentos com PVC. Além desses recipientes serem mais seguros, são ainda mais ecológicos, já que podem ser utilizados indefinidamente e não precisam ser descartados após o uso.

Caso você ainda precise utilizar um produto plástico para embalar alimentos, procure nas embalagens aqueles marcados como sem DEHP ou DEHP free. Tipos plástico que utilizam DEHA(um outro composto alternativo ao DEHP) ainda possuem estudos inconclusivos sobre seus efeitos sobre a saúde. Mas também não é recomendável, já que estudos indicam que sua atividade é similar a do DEHP.

Os plásticos de polietileno (PEBD/PELBD-4), comumente usados para embalar pães de forma também são seguros. Uma dica é utilizar este tipo de plástico ou mesmo reutilizar essas embalagens quando o pão acabar, mas lembre-se, nunca embalando o alimento aquecido.

Fontes:
Diário Popular – Filme de PVC pode contaminar alimentos e prejudicar a saúde

E-cycle – Plastificantes que compõem filmes de PVC podem ser transmitidos aos alimentos

Estadão – Embalar alimentos com filme PVC pode fazer mal à saúde