Conheça os 5 alimentos que devem ser consumidos crus

Boa parte dos alimentos que ingerimos podem ser mais benéficos quando preparados na sua forma correta. Alguns deles liberam mais vitaminas quando são assados ou cozidos, outros, são mais benéficos quando consumidos crus. Por isso montamos essa lista dos 5 alimentos que devem ser consumidos crus, para auxiliar na hora de preparar algum prato, aproveitando ao máximo os benefícios e nutrientes disponíveis para cada alimento.

Existem ainda aqueles que possuem benefícios diferentes ao serem cozidos ou comidos crus, isto é, se você cozinhar ele libera certa vitamina, mineral, etc., mas, se você come-lo cru, estará ingerindo algum outro tipo de nutriente.

__________

Os 5 alimentos que devem ser consumidos crus

1. O alho

Para que se aproveite todos os benefícios do alho, a melhor forma de consumi-lo é ingerindo este cru. De acordo com estudos, o ideal é triturar, esmagar ou picar o alho e deixar 10 minutos em repouso antes do preparo. Esse é o tempo ideal para permitir a conversão da aliina em alicina, composto presente no alho que traz diversos benefícios. Saiba mais sobre as propriedades do alho em nosso post “Os 10 benefícios do alho”.

Utilize o alho cru para obter mais vitamina C, fósforo, selênio e, principalmente, alicina a substância presente no alho que é considerada um antibiótico natural, além de ter propriedades antioxidantes, auxiliar na redução do colesterol. Em regiões onde seu consumo é alto, coincidentemente ou não, é baixo o número de casos de câncer entre a população.

2. O brócolis

O brócolis também é ótimo contra o câncer, certo? Correto, mas comê-lo cru é a melhor forma de aproveitar este benefício, já que cozinhá-lo inativa a tirosinase, uma enzima presente no brócolis que ajuda a limpar o fígado de substâncias cancerígenas.

Experimente incluir o brócolis cru em saladas ou até mesmo em sucos. É essencial colocar o brócolis entre os alimentos que devem ser consumidos crus.

3. A cebola

Basta cortar e comer. Ao fritar ou cozinhar a cebola, você terá menor quantidade de seus benefícios, principalmente da quercetina, substância que ajuda a prevenir tumores.

Isso além de diversos outros benefícios, que vão desde melhorar a circulação sanguínea, até mesmo a prevenção contra a anemia, pois possui boas quantidades de fósforo, ferro, vitamina E.

4. A beterraba

Quando cozida, a beterraba pode perder mais de 25 por cento do seu folato(vitamina B).

Comê-la crua irá preservar este composto que é muito importante para diversas funções do corpo, principalmente o cérebro.

5. Couve

Rica em vitaminas A, C e B6 quando consumida crua, mas que se perdem quando cozidas. Experimente consumi-la em saladas, ou em sucos detox, como neste nosso delicioso suco verde feito com folhas de couve(veja aqui a receita).

Conhece mais alimentos que devem ser consumidos crus? Envie para nós!

Join the discussion 2 Comments

  • Jacqueline disse:

    Muito bom o blog! Estou adorando 🙂

    • Fabricio Alves disse:

      Muito obrigado, Jacqueline!
      Abraços 😉