cogumelos com redução de balsâmico

Nossa receita combina uma deliciosa redução de balsâmico com os maravilhosos cogumelos portobello, comuns na culinária americana e francesa.

O consumo periódico do Portobello melhora os níveis de colesterol, além de estimular o sistema imunológico humano ao ativar as defesas naturais do organismo.

O vinagre balsâmico, em italiano chamado de aceto balsâmico, é originário de Modena e Emilia, Itália, e é um produto protegido por denominação de origem controlada (DOC) e pela denominação de origem da União Europeia.

A “Parte dos Anjos”
Altamente apreciado na gastronomia em todo o mundo, o vinagre é produzido e mantido em tonéis de madeira fina, de 12 a 25 anos, onde se torna adocicado, mais concentrado e com todas as suas demais características.

A “parte dos anjos” é como é chamada a evaporação de uma pequena parte de seu conteúdo enquanto passa por todo este processo. O termo é usado também na produção de uísques, vinhos e algumas outras bebidas.

Ingredientes
• 200 gramas de cogumelos portobello
• Sumo de 1 limão
• 1 xícara de água
• 2 colheres de azeite extra virgem
• 1/2 xícara de vinagre(aceto) balsâmico
• 2 colheres de vinagre(aceto) balsâmico(será utilizado em duas etapas na receita)
• 1 colher de sopa(rasa) de açúcar mascavo
• 2 dentes de alho esmagados.
• Pimenta preta moída na hora
• Sal

Como Preparar os cogumelos
Limpe com cuidado cada um dos cogumelos portobello, utilizando papel ou pano. Corte cada cogumelo em 4 ou mais partes.

Em um recipiente, faça uma mistura utilizando a água, o sumo do limão e 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico. Mexa e depois mergulhe os cogumelos nesta mistura, por aproximadamente 10 minutos. Reserve.

Preparando a redução de balsâmico
Aqueça uma frigideira em fogo baixo, e logo em seguida adicione as duas colheres de azeite extra virgem, junto com 1/2 xícara de vinagre balsâmico. Misture ambos, e logo em seguida adicione o açúcar mascavo, o sal e a pimenta preta moída na hora. Continue misturando por aproximadamente 10 minutos, até que a mistura fique bem consistente.

Finalizando
Retire os cogumelos da solução, apertando levemente um a um para que elimine o excesso do líquido. Coloque em seguida os cogumelos na frigideira, adicione o alho esmagado e misture tudo com a redução de balsâmico. Continue mexendo em fogo baixo, até que a redução de balsâmico seja absorvida pelos cogumelos. Logo em seguida os cogumelos vão começar a liberar água de seu interior. Continue mexendo por mais 10 ou 15 minutos, ou até que toda a água liberada pelos cogumelos evapore.

Experimente, acerte o sal e a pimenta se necessário e bom apetite!

Leave a Reply