Esta é uma receita especial para quem adora cebola caramelizada ou para aqueles que gostam ou procuram sabores agridoces e contemporâneos em seus pratos ou lanches.

O uso da cebola na culinária data aproximadamente de 5000 anos atrás, no Egito e durante a idade média foi consumida por toda a Europa. Durante o período da peste bubônica a cebola foi amplamente utilizada com a crença de que era eficiente contra a doença. Acredita-se que foi trazida para a América por Cristóvão Colombo.

__________

Saúde

A cebola melhora a circulação sanguínea, por conter quercetina que é um importante flavonóide. Previne a anemia, pois possui boas quantidades de fósforo, ferro, vitamina E e desta forma auxilia na regeneração dos glóbulos vermelhos.

Também é rica em vitaminas A e C e seu alto teor de enxofre ajuda no sistema respiratório, prevenindo e tratando doenças, além de ser um poderoso antioxidante e antiinflamatório.

Para completar, a cebola também ajuda a controlar a pressão sanguínea, graças ao potássio, que também tem ação diurética e previne doenças do sistema nervoso, já que seu alto teor de vitamina B auxilia na transmissão dos impulsos nervosos e musculares.

Ingredientes da cebola caramelizada

• 8 cebolas médias
• 2 colheres cheias de açúcar mascavo(utilizamos uma marca orgânica que é ótima!)
• 1 colher de chá de sal marinho
• 1/4 xícara de vinho tinto seco
• 3 ou 4 colheres de sopa de óleo de coco
• 2 colheres de azeite de oliva extra virgem
• Pimenta preta para moer na hora

Como Preparar

Corte as cebolas em formato julienne ou em rodelas, de preferência em fatias bem finas(utilize uma faca bem afiada para isso, ou um ralador apropriado).

Em uma panela com fundo antiaderente(de preferência), aqueça três colheres de sopa do óleo de coco em fogo baixo e adicione as cebolas e o sal. Depois de descarcar as cebolas, este é o processo mais trabalhoso e demorado da receita, pois deve 50 minutos.

Evite sempre que a cebola grude no fundo da panela, para isso mexa a cebola sempre que perceber que isso possa acontecer. No início o processo será um pouco mais fácil, mas com o passar do tempo e do cozimento, a coisa complica um pouco mais. Se notar que a cebola está grudando muito, adicione mais uma colher de óleo de coco para ajudar.

Aos 50 minutos de cozimento, adicione o vinho tinto, o açúcar mascavo, o azeite e moa um pouco de pimenta preta sobre as cebolas. Continue a mexer por mais 10 minutos e desligue o fogo. Sua cebola caramelizada finalmente está pronta!

O processo é demorado mas vale muito a pena. Você pode adicionar(como nós fizemos) sua cebola caramelizada em lanches, ou mesmo utilizá-la para comer junto às refeições diárias, como um delicioso acompanhamento. Armazene na geladeira em potes de vidros tampados, por até 15 dias.

Bom apetite!

» Veja todas as nossas receitas com cebola aqui.
» Saiba mais sobre os benefícios da cebola e de diversos outros ingredientes em nosso glossário.

Leave a Reply