Batata Assada com Cogumelos Paris

Esta é uma receita simples, porém um pouco trabalhosa e mais que isso, demorada. Mas, como qualquer batata assada que se preze, o sabor é maravilhoso e vale a pena esperar.

Além da batata, o sabor do cogumelo paris fica bem ressaltado, pois além de feitos na manteiga, os cogumelos estão presentes em duas camadas do prato, uma interna e outra externa. Atenção somente na quantidade de sal que vai colocar, já que o queijo parmesão já possui uma quantidade significativa deste.

Ingredientes
1 kg de batatas
400 gramas de cogumelo paris fresco
100 gr. de queijo parmesão ralado na hora
200 gr. de queijo mussarela em fatias bem finas
2 colehres de azeite azeite extra virgem
2 colheres de manteiga
3 dentes de alho esmagados
Pimenta
Sal

Como preparar
Limpe os cogumelos e depois fatie cada um deles com uma faca. Aqueça uma colher de azeite em uma frigideira(fogo baixo) e logo em seguida adicione as duas colheres de manteiga. Quando a manteiga desmanchar e misturar com o azeite, acrescente o alho esmagado e deixe fritar por um ou dois minutos. Quando o alho começar a ficar levemente dourado, acrescente o cogumelo, o sal e deixe fritar até que o cogumelo solte todo o seu líquido e absorva a manteiga e o azeite(ele ficará dourado quando acontecer isso). Reserve.

Unte com azeite ou manteiga uma travessa própria para ir ao forno, de preferência redonda.
Descasque e lave as batatas, em seguida utilize um ralador para fatiá-las finamente. O processo de montagem deste prato é muito similar ao de uma lasanha, feito em camadas.

Coloque uma camada de batatas na travessa, tentando não deixar espaços vazios, mas também tomando o cuidado de não colocar muita batata. Logo depois, coloque uma camada com todo queijo fatiado, também espalhado sobre a batata, e sobre o queijo, acrescente metade dos cogumelos. Em seguida coloque mais uma camada de batatas, e sobre estas, metade do queijo parmesão ralado. Coloque o sal e a pimenta. Depois, coloque mais uma camada de batatas, o restante do queijos parmesão e por fim o restante dos cogumelos. Salteie um pouco de azeite sobre a travessa.

Em um forno pré aquecido(180º) por 15 minutos, coloque a travessa coberta com papel alumínio de deixe lá por cerca de 45 minutos. Logo após, retire o papel alumínio e deixe a batata assar por mais 30 minutos. Retire ela do fogo após este período, ou quando perceber que já está bem dourada.

Depois disso é só saborear!
Bom apetite!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo