A verdadeira Melanzane Alla Parmigiana (berinjela à parmegiana)

mellanzane alla parmigiana

Confort food de vez em quando, claro, também é saúde. Por isso estamos compartilhando aqui uma de nossas receitas vegetarianas preferidas, a berinjela à parmegiana(ou no original italiano, Melanzane alla parmigiana).

Essa receita é o resultado de uma busca das mais diversas e variadas receitas que encontramos, ou daquelas que tivemos a oportunidade de saborear, como a incrível Melanzane alla parmigiana do restaurante La Risotteria, do Eataly, em São Paulo.

Buscando chegar na receita perfeita, descobrimos com um chef italiano(Andrea e Simone, de Toscana, na Itália) uma receita originalmente italiana e que se assemelha muito à berinjela servida no Eataly.

E como uma boa receita italiana, o grande diferencial, além do método de preparo, é que você use ingredientes da mais alta qualidade. Por isso, compre um ótimo queijo mussarela(ou muçarela) e parmesão, além de ótimos tomates e berinjelas(tudo orgânico se encontrar).

__________

Harmonize com um bom vinho italiano, como um Chianti, por exemplo, que por sua acidez, vai muito bem com molho vermelho.

Não se esqueça de preparar tudo com muita antecedência e paciência, já que o tempo total de preparação gira em torno de 5 horas. É muito tempo, mas vale cada minuto.

Berinjela a parmegiana

A deliciosa mellanzane alla parmigiana

Melanzane alla parmigiana (berinjela à parmegiana)

Imprimir Receita
Serve: 8 Tempo Preparo: Tempo Cozimento:

Ingredientes

  • 4 berinjelas grandes
  • 12 tomates italianos para molho
  • 500 gramas de queijo mussarela(ou muçarela) fatiado ou ralado
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado na hora
  • 1/4 xícara de azeite
  • 2 cebolas médias picadas finamente
  • 6 dentes de alho médios esmagados ou ralados
  • Algumas folhas de hortelã picada
  • 1 maço pequeno de manjericão(metade picado e metade só as folhas)
  • 1 litro de óleo de girassol para fritura
  • 300 gramas de farinha de trigo para empanar a berinjela
  • Pimenta Preta
  • Sal se necessário
  • Sal Grosso para desidratar

Instruções

Parte 1 – A preparação inicial:

Lave e corte as berinjelas em fatias longitudinais de aproximadamente 1 cm de espessura. Não esqueça de remover e descartar os talos e as partes laterais cortadas que só tenham a casca.

Agora atenção e paciência para o ponto chave da receita(essa parte faz toda a diferença):
Forre uma travessa e coloque as fatias de berinjela sobre um pouco de sal grosso, para que possa desidratar. Vá fazendo camadas de berinjela + sal grosso até que todas as fatias tenham contato com o sal. Deixe descansar por aproximadamente 4 horas.

Parte 2 – Preparando o molho:

Enquanto a berinjela descansa e desidrata no sal grosso, aproveite para fazer o molho.

Use água fervendo para descascar os tomates, fazendo um pequeno corte em forma de X na parte de baixo de cada tomate e colocando-os em água fervente por 1 minuto ou até que comecem a soltar a casca. Retire-os da água e deixe esfriar antes de tirar as cascas com a mão ou com a ajuda de uma pequena faca. Reserve.

Aqueça 1/4 de azeite(fogo baixo) em uma panela funda e coloque as cebolas picadas finamente. Mexa por aproximadamente 15 minutos, ou até que as cebolas fiquem bem macias. Quanto mais macias elas ficarem melhor, pois vão influências bastante no sabor final do prato. Então acrescente metade do alho(3 dentes médios esmagados ou ralados) e mexa por mais 5 minutos.

Acrescente então os tomates já sem a casca, mexa um pouco e tampe a panela. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos e então mexa novamente a cada dois minutos. Os tomates deverão cozinhar até que desmanchem totalmente, o que pode levar até 45 minutos(o tempo pode variar caso os tomates estejam mais ou menos maduros). Vá também esmagando os tomates com a ajuda de um garfo. Após esse período, quando o molho estiver homogêneo mas ainda espesso, desligue o fogo, acrescente o restante do alho, metade das folhas de manjericão(picadas) e também as folhas de hortelã(também picadas) e deixe descansar.

Parte 3 – Voltando para a berinjela

Após as 4 horas de descanso, suas berinjelas terão soltado bastante água e devem ser lavadas uma à uma para retirar o excesso de sal. Aproveite para apertar ainda mais as fatias para escoar ainda mais água.

Coloque as fatias já lavadas e também secas(para isso use uma toalha limpa ou papel toalha) em uma vasilha com a farinha, para que possam absorver a farinha que deixará a berinjela crocante na hora da fritura. Misture bem as fatias e a farinha, faça isso com cada fatia e separe para a fritura.

Para fritar a berinjela, aqueça uma frigideira funda e acrescente o óleo, deixando-o aquecer em uma temperatura de 180 graus por aproximadamente 10 minutos ou até estar bem quente. O ponto certo do óleo deve fritar a berinjela de uma forma que a deixe crocante mas não queimada. Ela deve ser frita por 1 minuto de cada lado e depois mais 1 minuto do outro lado. Se ela estiver mole aqueça mais o óleo, se ela parecer queimada, diminua o aquecimento, essa é a dica aqui.

Após fritar, escoe bem e disponha as fatias de berinjela sobre um recipiente com papel toalha para que absorva o óleo em excesso. Faça isso com todas as fatias.

Parte 4 – Montando sua Melanzane alla parmigiana

Pré aqueça o forno a uma temperatura de 180 graus por 15 minutos.

Utilize uma forma média/grande para montar a berinjela. De preferência, quanto mais funda melhor, pois você conseguira montar mais camadas caso precise. A média é que sua berinjela fique com 4 camadas de berinjela. Mas não tem problemas caso tenha mais ou menos, tudo vai depender do tamanho da forma.

Coloque um pouco de azeite no fundo da forma e comece distribuindo as fatias de berinjela. Após completar o fundo com as fatias, acrescente molho em uma quantidade que possa espalhar com uma colher e cobrir todas as fatias. Faça isso também com o queijo mussarela, fazendo-o cobrir toda a área da forma. Coloque um pouco de queijo parmesão sobre a mussarela e espalhe algumas folhas de manjericão.

Repita esse processo novamente, criando camadas de berinjela + molho + queijo mussarela + queijo parmesão + folhas de manjericão até que a forma fique completa ou que ao utilizar toda a berinjela. O ideal é que as últimas duas camadas do todo sejam de queijo mussarela e parmesão, para que possam dar uma leve gratinada ao forno. Acrescente pimenta preta ralada na hora e um fio de azeite.

Leve a berinjela à parmegiana ao forno pré-aquecido e deixe lá por 45 minutos. Ao término, deixe esfriar por 10 minutos e sirva. Você pode servir com arroz branco, ou caso prefira, com algumas folhas de agrião.

Bom apetite!