Risoto de Shitake (com arroz integral)

Risoto de shitake

O shitake é um cogumelo rico em proteínas, o que é importante numa dieta vegetariana, e pobre em gordura e calorias, o que é importante numa dieta para emagrecimento. Ajuda na prevenção de doenças e aumenta a longevidade.

Esta receita utiliza o shitake desidratado que, quando começa a hidratar, exala um cheiro delicioso! É muito, muito saboroso e nutritivo.

Ingredientes: duas cebolas, quatro dentes de alho, 3 raminhos de salsinha e cebolinha, 200 ml de vinho branco, 1/2 pimentão amarelo, 250 g de queijo ralado na hora (usamos o queijo francês Madrigal Président), 50g de shitake desidratado, 1/2 limão, sal marinho, 2 colheres de sopa de manteiga (usamos Aviação com sal) e 3 xícaras de arroz integral (usamos o arroz para culinária naturalista Blue Ville 3 grãos- selvagem, integral e parboilizado).

Modo de preparo: Hidratar os cogumelos em um litro de água, durante 20 minutos, em fogo brando. Desligue o fogo, mantendo-os na água por mais dez minutos. Corte-os em fatias longitudinais. Não jogue a água do cogumelo fora, pois ela será utilizada no preparo do risoto. Para o preparo do arroz, doure a cebola e o alho na manteiga, em fogo baixo, adicionando o sal a gosto. Acrescente o arroz, mexendo constantemente. Acrescente metade da quantidade do vinho, continuando a mexer até que seque. Em seguida, acrescente 1/4 da água em que foram hidratados os cogumelos. Acrescente os pimentões lavados e fatiados, a salsinha e a cebolinha, mexendo sempre. Quando a água evaporar novamente, acrescente outra parte da água do cogumelo. Adicione o shitake, continuando a mexer até que a água evapore mais uma vez. Acrescente o restante da água e mexa até secar. Acrescente o queijo, mexa, e adicione o restante do vinho, mexendo até secar.

Observação: O arroz que utilizamos tem um tempo de preparo de 20 minutos. Existem alguns tipos de arroz integral que ficam prontos em 45 minutos, devendo ser utilizada maior quantidade de água nesse caso.

O prato ficou ótimo! O cozimento do arroz no vinho branco conferiu um sabor peculiar à receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo